
27 de Outubro de 2020 postado por Renato Campos
O Lakers pode precisar ficar de olho na offseason para substituir Rajon Rondo e Kentavious Caldwell-Pope.
Desde a aquisição do superstar Anthony Davis até a morte de Kobe Bryant e a conquista de um campeonato em uma bolha durante uma pandemia mundial, este ano (esta temporada durou literalmente mais de um ano!) Tem sido tudo menos previsível.
Apesar de toda a dor que encontramos nesta temporada, o resultado final foi o mais bonito que poderia ser.
No entanto, agora é hora de deixar o passado para trás e focar na próxima temporada. O período de contratações vai chegar em um piscar de olhos e temos dois potenciais armadores livres que podem estar de saída.
Um dos fatos mais imprevisíveis da temporada 2019-2020 do Lakers foi o surgimento de Kentavious Caldwell-Pope e Rajon Rondo, especialmente nos playoffs. KCP começou o ano em um percentual ridículo de arremessos.
Ouça agora nosso podcast sobre rumores e análises sobre a temporada 2021 da NBA
As coisas estavam tão ruins para ele que ele estava até jogando bola no ar. Os torcedores do Lakers estavam pedindo sua cabeça em todas as redes sociais. Rajon Rondo era ainda pior e era um grande risco na extremidade defensiva da quadra.
As coisas mudaram de forma gigantesca para os armadores do Lakers. Caldwell-Pope tornou-se o nosso terceiro melhor jogador, arremessando quase 47% do campo e 39% do fundo. Seu esforço no lado defensivo também foi muito necessário, especialmente nos playoffs, quando ele recebeu as funções de marcar jogadores como Damian Lilliard, James Harden e Jamal Murray.
Muitos viam Kentavious Caldwell-Pope como nada mais do que uma isca que ajudou o Lakers a conseguir LeBron James, mas ele mostrou a todos porque Rob Pelinka o comparou ao “maná do céu”.
Da mesma forma, Rajon Rondo não foi o Laker mais apreciado para começar a temporada. A única diferença, no entanto, é que sua importância para a equipe não veio durante a temporada regular.
Depois que o armador veterano voltou de lesão na segunda rodada dos playoffs,ele mostrou a todos os odiadores que o 'Playoff Rondo' existe. Ele arremessou bolas como Steph Curry e correu como o Rajon Rondo de antigamente.
Com os dois armadores desempenhando um papel monumental na liderança do Lakers, será difícil assinar novamente os dois. Já houve rumores de que Caldwell-Pope foi cortejado pelo Atlanta Hawks e Rondo provavelmente vai cancelar seu contrato atual para testar a agência gratuita para ganhar uma graninha a mais.
Se isso acontecer, quais seriam as opções que teriamos no mercado para a posição de armador? Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores jogadores disponíveis que são agentes livres.
3. Jeff Teague
Jeff Teague está saindo de uma temporada um tanto decepcionante. Teague começou o ano em Minnesota como membro do Timberwolves, onde obteve uma média de 13 pontos e 6 assistências por jogo, ambos em torno de sua média na carreira.
No entanto, depois que uma troca de meio de temporada o mandou para o Atlanta Hawks, Teague teve que aceitar um papel menor. Saindo do banco atrás da jovem estrela Trae Young, Jeff Teague viu seus números cairem para 7,7 pontos e 4 assistências por jogo em pouco menos de 21 minutos por jogo.
Teague daria ao Lakers um armador tradicional para jogar ao lado de LeBron James. Em teoria, com 32 anos, Teague poderia ser uma versão mais consistente de Rajon Rondo. Ele também representaria mais uma ameaça de pontuação do que Rondo, o que poderia ser importante em uma equipe em que seu terceiro melhor jogador pode variar de jogo para jogo.
A desvantagem nesse cenário seria a falta de espaçamento em quadra. Teague arremessa apenas 35,6% na carreira da linha de 3 pontos e apenas tenta 2,4 bolas por jogo. Em uma NBA moderna, onde o arremesso de três pontos se tornou tão predominante, seria benéfico para o Lakers ter o maior espaçamento possível para ajudar a limpar o garrafão de LeBron James e Anthony Davis.
Viu essa? Temporada da NBA em dezembro: LeBron pode perder o início dos jogos do Lakers
A área que Jeff Teague poderia potencialmente fornecer o maior impulso para o Lakers seria nos minutos em que ele poderia jogar enquanto LeBron James está no banco. Durante a temporada passada, o ataque do Lakers parecia plano e estagnado enquanto James descansava.
Anthony Davis é um jogador ofensivo fantástico, mas é muito mais eficiente com um facilitador agressivo em quadra, algo que o Teague tem feito durante toda a sua carreira. Rajon Rondo mostrou às vezes que pode liderar no ataque; no entanto, sua falta de agressividade como pontuador permite que a defesa se ajuste no garrafão, o que prejudica a eficácia de Davis.
2. Tyler Johnson
Tyler Johnson não é o nome mais interessante nas opções do Lakers para substituir Kentavious Caldwell-Pope e Rajon Rondo, mas ele mostrou à liga que ainda pode ser um jogador muito útil e merece estar nesta lista de agentes livres.
Com apenas 28 anos de idade, Johnson teve jogos bastante interessantes na bolha como membro do Brooklyn Nets. Ele forneceu a eles uma mentalidade que poderia ser importante em um time campeão.
O armador do estado de Fresno ficou sem emprego por um bom tempo antes de encontrar uma casa no Brooklyn depois de ser dispensado pelo Phoenix Suns. É possível que o risco de estar fora do campeonato acendesse uma faísca dentro dele, mostrando que para ter uma carreira de sucesso ele deve fazer as pequenas coisas que são necessárias para ser um jogador vencedor.
Falou, levou: Pelinka rebate declaração de Pat Riley sobre título do Lakers
Embora ele tenha jogado apenas oito partidas pelo Brooklyn Nets, ele teve uma média de 12 pontos, 3 assistências e 3 rebotes, enquanto arremessava 39% na faixa de três pontos.
Johnson provavelmente seria melhor servido em um papel no banco, mas sua agressividade em quadra poderia torná-lo uma opção defensiva melhor do que outras.
O Lakers realmente mostrou que é um time defensivo quando sufocou o Miami Heat no sexto jogo das finais da NBA, e definitivamente não iria querer sacrificar a defesa nesta offseason. A energia que Tyler Johnson traria para a rotação do armador poderia ajudar a uma defesa já de elite.
1. Goran Dragic
Quão irônico seria que o jogador que muitos pensam que poderia ter feito uma diferença considerável para o Miami Heat nas finais da NBA pudesse ser um substituto potencial do armador do Lakers. Goran Dragic é facilmente o melhor jogador nesta lista de armadores que estarão livres na offseason.
Ele foi o segundo cestinha da equipe durante a pós-temporada com 19,1 pontos por jogo, acrescentando 4,1 rebotes e 4,4 assistências. Seu impacto foi severamente perdido em sua batalha com o Lakers, já que o Heat não conseguiu encontrar a produção de ninguém fora de Jimmy Butler.
Animou! Candidato a escolha do draft da NBA pelo Lakers fica animado com ligação
Dragic é um dos jogadores de basquete mais inteligentes da NBA. Tendo jogado com o grande Steve Nash em Phoenix no início de sua carreira, Goran é um daqueles caras com quem os jogadores adoram jogar, mas odeiam jogar contra.
Ele pode ser agressivo tanto no lado ofensivo quanto no defensivo da bola e sempre parece estar no centro de uma briga. Sua paixão pelo jogo é algo que o Lakers receberia de braços abertos para adicionar a um elenco já batalhador.
Goran Dragic será um dos agentes livres mais cobiçados nesta offseason, então Rob Pelinka terá alguma competição. Miami vai lutar muito para recontratar Dragic, a fim de tentar construir uma temporada de sucesso. Com o armador de 34 anos chegando ao fim de sua carreira, Dragic provavelmente buscará um candidato ao título.
Com o Lakers de fato em uma disputa por um novo título, LeBron James e companhia podem ser sua melhor chance de erguer o troféu Larry O’Brien pela primeira vez em sua carreira na NBA.