
26 de Outubro de 2020 postado por Renato Campos
E isso vai ficar entre nós. :)
Sabemos que maior necessidade do Lakers para a próxima temporada é um armador que saiba lidar com a bola, que possa acelerar o ritmo e ser o terceiro pontuador legítimo que faltou ao time este ano. A razão para isso é que LeBron James está prestes a completar 36 anos, e ele tem mais quilometragem do que qualquer jogador de 36 anos na história da NBA devido às suas 10 viagens para as finais da NBA.
Grande parte do burburinho sobre a possibilidade de adquirir tal jogador gira em torno de Chris Paul, que tem sido um dos melhores, senão o melhor armador por pelo menos uma parte dos últimos doze anos ou mais.
Por melhor que ele seja, ele traz muitos riscos, que abordamos em um artigo recente.
Outro alvo de rumores é Derrick Rose, que não há muito tempo ganhou o NBA MVP. Mas ele também carrega alguns riscos, nomeadamente o fato de que ainda está sujeito a lesões.
Também há rumores sobre Victor Oladipo, que sempre foi um excelente jogador nas duas pontas da quadra, mas tem lutado para voltar à forma mais de um ano depois de uma grave lesão no joelho.
Leia depois: 3 razões pelas quais o Lakers será o próximo destino de Victor Oladipo
Então, se todos os três são muito arriscados para uma equipe que não está mais exatamente desesperada, a quem o Lakers deve ir atrás?
Aí que entra a opção por Dennis Schroder.
Por quê?
5. Ele pode pontuar
Como membro do Atlanta Hawks há vários anos, a carreira de Schroder teve um início lento. Ele teve uma média de apenas 3,7 pontos por jogo como novato, tendo aproveitamentos muitos baixos.
Mas ele melhorou gradualmente, e na última temporada ele conseguiu 18,9 pontos por jogo enquanto ajudava o Oklahoma City Thunder a se tornar um dos times mais surpreendentes da NBA.
Schroder também é eficiente. Nesta temporada, ele acertou 46,9 por cento de lances quadra e 38,5 por cento dos 3 pontos. Este último foi o melhor em sua carreira e sem dúvida ajudaria o Lakers, que foi inconsistente de longa distância durante toda a temporada.
Schroder também acertou 83,9 por cento dos seus lances livres em 2019-20, outra área em que L.A. lutou (terminou em 28º na porcentagem de arremessos de lances livres).
À medida que James fica mais velho e continua a perder sua capacidade atlética, ele precisará confiar mais em seus companheiros de equipe.
Ter um cara como Schroder ao lado de James nos próximos anos pode adiar e retardar o declínio inevitável do jogador.
Para uma análise detalhada de como Schroder pode se encaixar na equipe do Lakers, especialmente ofensivamente, confira este vídeo:
4. Ele pode passar a bola
Além de um armador que pode marcar, o Lakers também precisa de alguém que também possa ocasionalmente fazer jogadas para os companheiros, tanto no contra-ataque quanto nos sets de meia-quadra.
Schroder pode fazer isso.
Ele é um passador tão talentoso quanto Paul ou mesmo Rose? Não, mas ele é bom o suficiente.
Em suas duas últimas temporadas com o Hawks, ele teve uma média de mais de seis assistências por jogo, o que é uma marca bastante forte.
Nas últimas duas temporadas em OKC, jogando com Russell Westbrook e depois com Paul, Schroder conseguiu 4,1 e 4,0 assistências por jogo, respectivamente.
Obviamente, quando você é o sexto homem e joga com dois dos jogadores mais talentosos do jogo, suas assistências vão cair um pouco.
O Lakers pode não precisar de Schroder para aumentar suas assistências para cerca de seis por jogo, mas ele pode tirar um pouco da carga de James, especialmente durante a temporada regular, quando a equipe precisa reduzir suas responsabilidades a fim de mantê-lo renovado.
Schroder também é tão adepto de jogar em quadra aberta quanto em uma configuração de meia quadra, o que o tornaria uma boa opção para um time do Lakers que adora fazer o contra-ataque, mas precisa de melhorias no ataque.
3. Ele seria mais fácil de conseguir do que Chris Paul
Não há dúvida de que Paul é um grande jogador, mas os ativos que o Lakers teria que desistir por ele tornam uma proposta difícil não apenas adquiri-lo, mas também reconstruir após negociação.
Schroder vai custar US $ 15,5 milhões para a próxima temporada. Isso significa que, puramente do ponto de vista de salários correspondentes, custaria ao Lakers muito menos em termos de ativos.
Comparamos: Porque Derrick Rose é melhor que Chris Paul para o Lakers
Trocar Danny Green por ele deve funcionar de acordo com a máquina de trocas da ESPN. Talvez o Thunder possa exigir uma escolha de draft ou um jogador de papel adicional, mas se isso acontecer, deve ser aceitável, especialmente considerando que o draft deste ano deve ser relativamente fraco.
Pelo menos em teoria, uma troca Schroder permitiria ao Lakers manter caras como Avery Bradley e Kentavious Caldwell-Pope, só para citar alguns.
2. Ele é jovem
Com James envelhecendo e acumulando mais e mais quilometragem, o Lakers precisa se esforçar para ficar mais jovem. Ter veteranos astutos será um pouco menos importante agora que esta equipe ganhou um campeonato e sabe o que é preciso para chegar ao topo da montanha.
Schroder acabou de completar 27 anos, o que o torna mais ou menos da mesma idade do grande astro Anthony Davis. Se o alemão se der muito bem, poderá fazer parte da equipe por muito tempo.
Além disso, ele tem apenas mais um ano de contrato. Se uma oportunidade se apresentar para o Lakers adquirir um verdadeiro terceiro All-Star em um futuro próximo, Schroder pode ser deixado de lado para acumular espaço suficiente para conseguir tal jogador.
Por mais que Paul seja um grande jogador, ele fará 36 anos no meio da próxima temporada, e ninguém sabe quantos anos ele ainda tem, ou mesmo se ainda tem mais uma.
O Lakers precisa de tantos caras mais jovens quanto possível. Estocar velhos como Paul e um monte de jogadores contratados para o mínimo do veterano não vai satisfazer essa necessidade.
1. Ele tem experiência em playoffs
Schroder pode ser jovem, mas não é exatamente um novato em situações de pressão.
Em todas, exceto uma de suas sete temporadas, sua equipe avançou para os playoffs da NBA, e ele chegou até as finais da conferência.
Isso significa que Schroder não ficará impressionado com as luzes brilhantes da pós-temporada, nem encolherá muito sob pressão.
Leia também: Pelinka rebate declaração de Pat Riley sobre título do Lakers
Claro, suas porcentagens de arremesso nos playoffs são menores do que na temporada regular, mas em uma equipe com grandes líderes como James e Rajon Rondo (se ele optar pelo último ano em seu contrato), pode não ser um grande problema .
O Lakers tem tudo a ver com uma coisa: vencer campeonatos. Se você é um jogador bom ou excelente e consegue entrar no time e jogar mal nos playoffs, será exposto e criticado.
No mínimo, Schroder não terá nenhuma desculpa real para fazer isso se ele realmente acabar usando o Roxo e o Dourado na próxima temporada.