Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    14 de Janeiro de 2021 por Renato Campos

    nba_estatistica_dominante_coloca_lebron_james_como_candidato_a_titulo_de_melhor_defensor

    Já se passaram três semanas desde o início da temporada da NBA e LeBron James tem sido um forte caso para ganhar um prêmio pelo qual obteve exatamente zero votos na temporada passada: Jogador Defensivo do Ano.

    Quando se trata do Lakers e do DPOY, a conversa usual gira em torno de Anthony Davis, e com razão. Ele está entre os melhores protetores de aro da liga e tem uma média de 1,9 tocos por jogo até agora nesta temporada. Ele foi o vice-campeão na temporada passada, terminando atrás de Giannis Antetokounmpo de Milwaukee.

    Mas durante os primeiros 12 jogos da temporada, James foi um jogador que renasceu na extremidade defensiva, e o caso dele como o melhor defensor da liga pode ser resumido em um número: 35,5.

    Essa é a porcentagem de arremessos, de acordo com as estatísticas da NBA, que James está permitindo aos adversários que ele defendeu nesta temporada. Esses 35,5% é a melhor marca da liga (entre jogadores com 100 arremessos defendidos). Os números da NBA, na verdade, dizem que os jogadores que James defende normalmente tem aproveitamento de 44,7% de média, o que significa que ele está forçando esses arremessadores a serem 9,2% piores do que normalmente fariam.

    Esse diferencial ocupa o segundo lugar na NBA, atrás de Rudy Gay, do San Antonio.

    A defesa do Lakers tem sido o foco nos últimos dias

    A defesa do Lakers tem sido o assunto de muita conversa no início da temporada, mas quaisquer que sejam as dificuldades que o time teve até agora, certamente não foi por conta de James.

    Ele liderou pelo exemplo e melhorou sua defesa individual no ano passado, quando os adversários atiraram em 44,7% contra ele.

    Aqui está o que James disse sobre a defesa do Lakers no domingo:

    "Nosso objetivo é ser o time defensivo nº 1 da liga. E esse vai ser o tema nas nossas seções de vídeo, em nossos aquecimentos, nos treinos quando tivermos a oportunidade de entrar em quadra e depois nos jogos, para continuar a trabalhar esses hábitos.

    Nós adicionamos cinco novos caras à nossa rotação este ano, basicamente, em Trezz, Dennis, Wes, Marc e também Talen. Estamos todos nos acostumando uns com os outros, aprendendo às nossas rotações e o que queremos construir, como evoluímos do garrafão ao perímetro, mas queremos ser o melhor time defensivo da liga e esta noite foi um bom começo."

    LeBron James está a frente dos principais candidatos do ano passado

    É cedo e é apenas uma estatística, mas vale a pena notar que os líderes da liga na porcentagem de arremessos dos oponentes no ano passado foram Antetokounmpo em No. 1 e Davis em No. 2 - exatamente como eles terminaram na votação DPOY.

    Antetokounmpo permitiu que os adversários atirassem em 36,2% naquele ano. James está à frente desse número. Este ano, o Antetokounmpo tem sido mais frouxo na defesa, permitindo que o adversário faça 47,5% dos chutes.

    Davis pode eventualmente pegar James - ele está entre os líderes da liga na categoria, permitindo 38,2% de arremessos nesta temporada, que o deixa  na quarta posição.

    Leia em seguida: LeBron James comenta troca de James Harden para o Nets

    Fala aí!