Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    12 de Janeiro de 2021 por Renato Campos

    Não demorou muito e já estamos começando a ver a promessa mostrada por Talen Horton-Tucker, na pré-temporada se traduzir na temporada regular da NBA. No domingo, Horton-Tucker fez uma de suas melhores partidas na carreira, marcando 17 pontos com cinco rebotes, três assistências e quatro roubos de bola. Ele teve um ótimo e produtivo aproveitamento de 7-8 sendo 2 bolas de 3 na linha de 3 pontos.

    Isso rendeu muitos elogios a Horton-Tucker, que tem apenas 20 anos e está em sua segunda temporada. Mas em torno da liga, isso significa que mais times podem estar se preparando para fazer uma oferta por Horton-Tucker, que é um agente livre neste verão, fechando um contrato de dois anos que obteve com o Lakers depois que o adquiriram como escolha da segunda rodada no draft de 2019.

    Como ele assinou apenas por dois anos, Horton-Tucker pode ser contratado pelo Lakers usando uma exceção peculiar de teto salarial conhecida como “early Bird rights”, que dá ao Lakers algumas vantagens quando se trata de manter Horton-Tucker. Essas vantagens são limitadas, no entanto, se uma equipe quiser apostar tudo no potencial de Horton-Tucker.

    Já é fato de que Horton-Tucker pode esperar que “vários times” tenham interesse em seus talentos neste verão. Isso colocaria pressão sobre o Lakers para corresponder a algumas ofertas que poderiam, potencialmente, ser muito pesadas. O Knicks, Cavaliers e Mavericks já foram listados como times com potencial interesse.

    “Do jeito que as regras são, não vejo o Lakers deixando-o ir”, disse um gerente geral ao L.A.Times “Mas as equipes podem tornar esta decisão mais difícil para o Lakers do que gostariam. Equipes que têm muito espaço para capitalizar e estão procurando apostar em um cara jovem, por que não investir nele? A vantagem é óbvia. ”


    Horton-Tucker ficará sob a "Regra Gilbert Arenas"

    O problema para a maioria das equipes, porém, é que sob o que é conhecido como a “regra Gilbert Arenas”, o Lakers estará em posição de dar a Horton-Tucker um negócio maior, começando em torno de US $ 10,5 milhões. As equipes interessadas, no entanto, serão limitadas pela exceção de nível médio que, se for mais ou menos o que foi neste ano, será um pouco mais de US $ 9 milhões. Vantagem para o Lakers.

    Mas há uma peculiaridade nas regras que permitem um pagamento no terceiro ano no valor de tanto quanto o salário máximo, com um aumento no quarto ano. Portanto, uma equipe poderia potencialmente pagar a Horton-Tucker $ 9 milhões no primeiro ano, $ 10 milhões no segundo ano e, em seguida, saltar para mais de $ 30 milhões no terceiro ano e cerca de $ 32 milhões no quarto ano.

    Isso significa quatro anos e US$ 80 milhões para Tucker.

    Se uma equipe fizer essa oferta pelo THT, o Lakers ainda estará em posição de igualar o negócio. O problema é que eles estariam comprometidos em pagar a Horton-Tucker um salário máximo em 2023-24 e 2024-25.

    Houston fez isso no verão de 2012, assinando na segunda rodada as escolhas de Jeremy Lin, do Knicks, e Omer Asik, do Bulls, com acordos de pagamento "em balão". Nem Nova York nem Chicago estavam dispostos a igualar os contratos - e, deve-se notar, os dois negócios foram apostas que acabaram dando errado para o Rockets.

    LeBron James sobre Horton-Tucker: Ele é uma esponja


    Seus colegas de equipe elogiaram ele mesmo no verão passado na bolha de Orlando da NBA, quando ele era a estrela dos treinos, embora tivesse pouco tempo de jogo. Ele se tornou uma lenda da pré-temporada, até quando obteve uma média de 20,5 pontos em quatro jogos em dezembro.

    Agora, ele está mostrando o que sabe fazer e está começando a jogar com mais consistência. Em 10 jogos, THT tem médias de 8.1 pontos, 2.6 rebotes e 1.8 assistências.

    É melhor o Lakers abrir o olho.

    Leia em seguida: LeBron James alerta seus companheiros sobre jogador do Rockets

    Fala aí!