
01 de Fevereiro de 2021 postado por Renato Campos
Stephen A. Smith, analista da ESPN americana, tweetou um vídeo de seu discurso viral após a aquisição de Pau Gasol pelo Lakers neste dia, 13 anos atrás.
O Lakers enviou o ex-nº 1 do draft Kwame Brown, Javaris Crittenton, Aaron McKie, os direitos de Marc Gasol e um par de escolhas do primeiro turno para o Memphis Grizzlies, a fim de adquirir Pau. Stephen A. foi questionado se L.A. desistiu de "demais" por Gasol, e ele respondeu com um monólogo épico sobre por que os torcedores do Lakers deveriam se alegrar com a saída de Brown:
Brown é uma das seleções nº 1 mais infames da história da NBA.
O nativo de Charleston foi escolhido na primeira escolha geral do draft pelo Washington Wizards em 2001, mas ele lutou para cumprir sua fatura como o melhor jogador daquela classe.
Brown chegou ao L.A., onde obteve uma média de 7,4 pontos e 6,2 rebotes em mais de dois anos com a equipe. As questões sobre ética de trabalho seguiram Brown até Hollywood, o que dificilmente ajudou em seu caso como companheiro de equipe do notoriamente trabalhador Kobe Bryant.
Enquanto isso, o determinismo do Lakers para conseguir Gasol pagou enormes dividendos para a franquia. Eles tiveram uma campanha de 28-9 depois de adquirir Gasol, debandando todo o caminho até as finais da NBA antes de perder para o Big Three do Boston Celtics. Mas Bryant e Gasol riram por último.
O Lakers conquistou títulos consecutivos em 2009 e 2010, derrotando o Celtics em uma revanche das finais. Gasol se tornou membro do 'Third-Team All NBA' em ambas as temporadas, provando ser o companheiro perfeito para Bryant.
A troca por Gasol é considerada um dos melhores da história do Lakers. Mas, também será lembrado pelo infame discurso sobre Kwame Brown de Stephen A.
LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant são os jogadores da NBA com mais ganhos em 2021