Se há algo que o Lakers está precisando em sua rotação central, é um jogador com tamanho e velocidade. Marc Gasol tem apenas tamanho hoje em dia, enquanto Montrezl Harrell se vangloria de velovidade. Mas, embora eles só tenham contratado Damian Jones na manhã de sexta-feira, e ele ainda não tenha se preparado para o time, ele pode se gabar de hoje ser o cara que tem ambas as qualidades.
A demonstração de seu tamanho veio quando Jones se sentou para falar com a mídia no Zoom antes do jogo do Lakers contra o Portland Trail Blazers. O equipamento de câmera que a equipe havia configurado inicialmente tinha cortado quase toda a testa do jogador por conta dos 2.23m que o jogador tem de altura, e mesmo após um ajuste rápido, ele ainda não se encaixou completamente.
A demonstração de sua velocidade veio mais cedo, mesmo que ainda não soubéssemos. Depois de ser cortado pelo Suns na terça-feira, Jones ainda estava em Phoenix por volta das 16h00 na quinta-feira, quando recebeu o telefonema de seu agente avisando que o Lakers queria lhe oferecer um contrato de 10 dias. Ele tinha que chegar a Los Angeles por volta das 23h00 para fazer um teste de corona vírus e assinar seu contrato para que ele pudesse estar ativo na sexta-feira, e ele ainda precisava alugar um carro antes de partir. Mas Jones se apressou e fez tudo isso e chegou com 20 minutos de antecedência.
Como resultado de sua velocidade em chegar a Los Angeles e de se gabar do tamanho que falta ao Lakers enquanto Anthony Davis está afastado, Jones pode ter uma chance, embora o técnico Frank Vogel tenha reconhecido antes do jogo que Jones era "improvável" para jogar contra os Blazers . Mas assim que Jones entrar em jogo, ele, Vogel e o gerente geral Rob Pelinka vêem seu conjunto de habilidades como um necessidade que os torcedores do Lakers reclamaram que o time precisa há semanas.
“É mais ou menos como o papel de JaVale e Dwight no ano passado, como eles protegiam o aro, coisas assim. Estou tentando trazer algumas das mesmas coisas ”, disse Jones. “Espaçamento vertical na extremidade ofensiva, sendo capaz de defender o aro.”
Essa é uma comparação bastante elevada para um cara que o Lakers está basicamente trazendo para um teste, mas embora ele tenha usado os nomes de Howard e McGee, é quase idêntico aos termos que Vogel descreveu o jogo de Jones.
“Ele traz espaçamento vertical dos dois lados da bola. A ameaça do lob, mas também a verticalidade e o bloqueio de chutes perto do aro. Ele definitivamente tem um conjunto de habilidades que pode nos ajudar ”, disse Vogel. “Ele é um jovem talentoso. Então, estamos ansiosos para dar uma olhada nele nos próximos 10 dias. ”
Alguns dos Lakers já estão familiarizados com seu jogo. Em Los Angeles, Jones se reencontra com o ex-companheiro do Warriors, Alfonzo McKinnie, um relacionamento que Jones acredita que pode ajudá-lo a se entrosar ainda mais rápido.
“É legal ter ex-companheiros de equipe que conheço no time para me mostrar o meu papel”, disse Jones. "Apenas rostos familiares para me ajudar a me acostumar."
Entrando em um candidato ao campeonato enquanto luta por seu futuro na NBA em seu quarto time em cinco anos, Jones precisará de toda a ajuda que puder obter. Mas ele já mostrou que está disposto a fazer as coisas acontecerem para lutar por esta chance. Mesmo que isso signifique largar tudo, rastrear um carro alugado e fazer uma viagem de cinco horas e meia em pouco menos de sete horas para fazer um teste de coronavírus sem nenhuma garantia a não ser um salário de dez dias.
NBA: LeBron James responde críticas de Zlatan Ibrahimovic
“Foi muito louco”, disse Jones sobre as últimas 24 horas que o levaram ao Staples Center na sexta-feira.
Seria ainda mais louco se ele fosse capaz de causar um impacto no tempo limitado e nas oportunidades que pensa ter. Mas ele acertou em cheio todas as tarefas que o Lakers pediu dele até agora.