Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    03 de Março de 2021 por Renato Campos

    nba_candace_parker_faz_shaq_parecer_bobo_ao_falar_de_basquete_moderno

    Shaquille O’Neal tem sido notícia com frequência por conta de suas opiniões na maioria das vezes polêmicas como analista do "Inside the NBA" durante toda a temporada. O pivô Hall da Fama foi chamado de "casual" por Christian Wood por não saber quem ele era. Ele chamou Nikola Jokic de "russo" quando na verdade ele é sérvio. Shaq também fez críticas desnecessariamente duras a Donovan Mitchell durante uma entrevista que levou a um momento extremamente estranho na televisão.

    Como analista, O’Neal parece menos interessado em comemorar o que torna a NBA tão grande hoje e mais interessado em proteger seu próprio legado. Os jogadores de hoje não impressionam Shaq porque eles não são Shaq. Além de simplesmente não apreciar a atual geração de estrelas, O'Neal também não parece entender como e por que o jogo é jogado de forma diferente agora do que era durante seu auge.

    Candace Parker destacou a falha de Shaq em entender o basquete moderno durante outro segmento desconfortável de "Inside the NBA" nesta terça à noite. Enquanto o programa discutia outro desempenho incrível de Nikola Jokic, Parker teve que explicar pacientemente a Shaq porque não há uma maneira fácil de defender o jogador do Denver Nuggets.

    Enquanto Parker tentava explicar por que as equipes da NBA mudam com tanta frequência defensivamente agora, Shaq mostrou sua opinião, sem muito explicar, e voltou a discutir sobre seus anéis. Toda a sequência ressaltou a recusa contínua de Shaq em reconhecer por que o jogo evoluiu desde sua época.


    O'Neal não está totalmente errado sobre uma coisa: muitas vezes, as equipes fazem trocas de marcação com muita facilidade contra grandes jogadores como Jokic. A questão é que Shaq não entende de forma alguma por que a troca é necessária e como o fluxo de arremessos de três pontos nos últimos anos mudou a equação para esquemas defensivos.


    “Se você tem de quatro a cinco atiradores de três pontos na quadra, você não vai rodar o suficiente”, disse Wade.

    Shaq simplesmente não parece interessado em aprender nada de novo sobre o jogo neste momento de sua vida. Ele vai elogiar os pivôs que vieram antes dele e detonar os jogadores atuais. É claro que ele está na defensiva sobre a ênfase no arremesso de fora e a importância diminuída da pontuação no post. Na realidade, Shaq está assistindo a uma marca atual de basquete onde ele sabe que seu jogo não seria tão eficaz, especialmente depois que ele perdeu seu auge atletico.

    Shaq é o melhor de todos os tempos e, claro, teria sido o melhor de todos os tempos em qualquer época. A forma como o jogo mudou não deve parecer uma ameaça ao seu legado, mas ficou claro durante toda a temporada que ele está inseguro sobre isso. Enquanto isso, Parker merece elogios por seu conhecimento e paciência. Ao ouvi-la falar, você pode dizer que Parker ainda é uma jogadora eficaz hoje, mesmo aos 34 anos de idade. Enquanto isso, Shaq realmente parece alguém que se aposentou há 10 anos.

    Shaq não tem que ser assim. Muitos jogadores aposentados, como Allen Iverson, mostram amor e respeito pela geração de hoje sem se sentirem ameaçados por eles. O'Neal tem muito que aprender, e seu truque como analista está começando a se cansar.

    Fala aí!