
22 de Março de 2021 postado por Renato Campos
Ao falar sobre a história do Los Angeles Lakers, muitos se concentram na era "Showtime" ou no domínio recente de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. O que muitas vezes fica esquecido são alguns dos grandes nomes de antes de a equipe começar a ganhar título após título. Elgin Baylor pode nunca ter conquistado um título com o time, mas foi 11 vezes All-Star da NBA e Hall of Famer.
Infelizmente, o Lakers anunciou nesta segunda-feira que Baylor faleceu de causas naturais aos 86 anos.
Baylor vestiu a camisa de número 22 e é um dos 11 números de camisa que o Lakers aponsentou. Ele passou todos os 14 anos de sua carreira no Lakers antes de se aposentar em 1972. Na temporada seguinte, após sua aposentadoria, o Lakers ganhou um campeonato. Embora ele não fosse tecnicamente parte dessa equipe, ele recebeu um anel graças ao seu impacto nas temporadas anteriores.
Baylor marcou 23.149 pontos ao longo de sua carreira, o que é 36º na história da NBA. Ele marcou mais pontos do que jogadores lendários como Isaiah Thomas e Larry Bird. Ele foi eleito para o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame em 1977. Ele deixou sua esposa Elaine e sua filha Krystal.
Esposa de Baylor aborda seu falecimento
Após a notícia da morte de Baylor, sua esposa Elaine emitiu um comunicado.
“Elgin foi o amor da minha vida e meu melhor amigo. E como todo mundo, fiquei maravilhada com sua imensa coragem, dignidade e o tempo que ele dedicou a todos os fãs. Neste momento, pedimos que eu e nossa família possamos lamentar sua morte em privacidade. ”
A proprietária do Lakers, Jeanie Buss, também deixou claro em um comunicado o quão importante Baylor era para a equipe.
“Elgin foi o superstar de sua época - seus muitos elogios falam disso”, disse Buss. “Ele foi um dos poucos jogadores do Lakers cuja carreira se estendeu de Minneapolis a Los Angeles. Mas o mais importante, ele era um homem de grande integridade, servindo até mesmo seu país como reservista do Exército dos EUA, muitas vezes jogando pelo Lakers apenas durante seu passe de fim de semana. Ele é um dos maiores nomes do Lakers de todos os tempos, com sua camisa número 22 aposentada nas vigas e sua estátua montando guarda em frente ao STAPLES Center. Ele sempre fará parte do legado do Lakers. Em nome de toda a família Lakers, gostaria de enviar meus pensamentos, orações e condolências para Elaine e a família Baylor. ”
Descanse em paz, Elgin.