
14 de Abril de 2021 postado por Renato Campos
Está chegando a tão esperada hora de termos nosso elenco completo em quadra novamente. De acordo com Adrian Wojnarowski da ESPN, o Lakers deve ter Davis e LeBron de volta muito em breve.
Enquanto isso, um elenco guerreiro e brigador, vai mantendo o Lakers dentro da zona de playoffs e se superando a cada jogo em uma montanha russa de emoções, ora jogando muito bem e outra nem tanto.
Sem a sua principal dupla, o Lakers tem uma campanha de cinco vitórias e oito derrotas, mas nada que esteja fora do esperado.
Alguns jogadores se destacaram na ausência de LeBron e Davis, mas o mais importante, foi que estes caras tiveram que lidar com uma série de situações que farão do Lakers um time ainda mais forte quando todos estiverem de volta.
Mas, como a vida nem sempre é justa, alguns desses caras vão ter seus papeis reduzidos com o retorno da dupla. Muito mudou desde que AD e LeBron se machucaram. Andre Drummond e McLemore por exemplo, são jogadores que vieram para suprir necessidades do time, que antes mesmo da lesão das estrelas, já eram conhecidas.
E como vai ficar essa rotação assim que todos estiverem saudáveis? Vamos a uma lista com três jogadores que devem perder minutos em quadra, assim que Davis e LeBron voltarem.
1. Markieff Morris
Talvez aqui, o nome que mais dê aquela sensação de que o técnico Frank Vogel poderia arrumar uma forma de colocá-lo em quadra. Markieff Morris de um jogador que pouco era ativado na primeira parte da temporada, se tornou talvez um dos jogadores mais constantes do time na ausência de LeBron e Davis. Não que a gente duvidasse da sua qualidade, ele foi importante durante os playoffs da temporarda passada, mas sem ritmo de jogo, parece que seu valor foi esquecido.
Desde que LeBron se lesionou, Morris tem uma média de 27,3 minutos por jogo, o que é 7,1 minutos a mais do que a sua média da temporada. Esse tempo foi menor antes de AD se machucar, assim como Morris estava com cerca de 15 minutos por jogo com AD e LeBron saudáveis.
Apesar de seu jogo forte, seu tempo de jogo refletirá esse número assim que as estrelas retornarem. Morris é um cara que sem dúvida será aproveitado na rotação, mas não como tem sido agora.
Com a chegada de Andre Drummond, não há mais a necessidade de Morris jogar small ball saindo do banco.
Morris deve perder 12 minutos por jogo assim que a equipe estiver totalmente saudável e em modo de playoff, o que é uma pena, considerando que ele aproveitou a chance para melhorar seu jogo desde o início da temporada.
2. Kyle Kuzma
Kyle Kuzma perdeu dois jogos enquanto LeBron ficou de fora, mas quando está em quadra, tem jogado um tempo de jogo significativo. Nesse período, Kuzma mostrou o que sempre foi. Atuações de altos e baixos. Se esperava que Kuzma liderasse o time em pontos, mas não tem sido o caso.
Em 10 jogos disputados sem LeBron James, Kuzma está com aproveitamento de 38,9% e 27,7% de bolas de três pontos, em 8,3 tentativas por jogo.
Essa era uma chance de ouro para Kuzma de vez ganhar um lugar importante na rotação deste time.
Kuzma deve ter menos tempo de jogo quando as estrelas voltarem. Ele tem uma média de 34,6 minutos por jogo sem LeBron e AD e não se espante se ele não ganhar o mesmo tempo que ficava em quadra mesmo antes das lesões.
Fato que Kuzma intensificou sua defesa em alguns momentos, mas ele não jogou bem nos 10 jogos sem as estrelas. Com as novas adições e o jogo forte de Morris, Kuzma deve ter algo por volta de 25 minutos na rotação.
3. Wesley Matthews
O jogo de Wes Matthews não é diretamente impactado por LeBron James e Anthony Davis da mesma forma que Morris e Kuzma, mas seu tempo vai ser impactado de qualquer forma pela adição de mais jogadores na rotação em Drummond e McLemore.
Matthews tem jogado bem defensivamente, mas não teve o impacto ofensivo esperado. Ele tem sido extremamente inconsistente nesta temporada e não tem sido o atirador que todos conhecem.
A adição de McLemore, que tem chutando bem em seu início no Lakers, torna mais fácil reduzir a carga de trabalho de Matthews. Matthews ainda é o melhor defensor, mas com nomes como Alex Caruso, o Lakers pode nem mesmo precisar do jogador.
A parte irônica disso tudo, é que Matthews não está tendo um aumento nos minutos com LeBron e AD fora. Ele tem uma média de 19,6 minutos por jogo em 10 jogos, enquanto tem uma média de 20,1 minutos por jogo ao longo da temporada.
Viu isso? Andre Drummond não está nada satisfeito
Ele está essencialmente tendo exatamente o mesmo tempo de jogo que só vai diminuir quando LeBron James e Anthony Davis retornarem e ocuparem 70 minutos da rotação.
Não se espante se Matthews não estiver na rotação nos playoffs da NBA.