
23 de Abril de 2021 postado por Renato Campos
Depois de estar afastado por dois meses por conta de uma lesão na panturrilha e uma tendinose no tendão de Aquiles, Anthony Davis voltou às quadras e parecia aliviado.
Ao falar com a imprensa após a partida, o fato do Lakers ter perdido para o Mavs parecia não importar. Davis deu um suspiro e disse: "Há muito tempo não venho aqui."
Os torcedores do Lakers podem se identificar. O time estava com uma campanha de 21-6 e a meio jogo do melhor recorde da liga, quando Davis sofreu sua lesão contra o Denver em 14 de fevereiro, mas desde então o time teve campanha de 14-18, perdendo LeBron James devido a uma entorse de tornozelo no meio do caminho.
Davis ficou em quadra apenas 16:40 de tempo de jogo, todos no primeiro tempo, e marcou quatro pontos com aproveitamento de 2 em 10. Ele falou sobre o jogo por mais de oito minutos em sua coletiva, mas foram dois pontos que ele disse, que poderiam ser os fatores mais importantes para seu sucesso nos 13 jogos restantes da temporada, antes dos playoffs.
O primeiro ponto é se Davis pode, mentalmente, superar os efeitos persistentes da lesão. A segunda é se, mesmo quando saudável, ele pode funcionar ao lado do novo pivô Andre Drummond - ou, mais precisamente, se Drummond pode encaixar ao lado dele.
Ele abordou ambas as questões.
Anthony Davis e a sombra de Kevin Durant
Voltando a falar da lesão, a preocupação crescente com Davis é a imagem de Kevin Durant nas finais da NBA de 2019, quando o jogador rompeu seu tendão de Aquiles depois de ficar de fora devido a uma lesão semelhante à que Davis tem agora. “Se estou naquela diretoria agora, esse seria meu pesadelo”, disse um gerente geral do Leste. “Eles estão tomando todas as precauções. Mas isso tem que estar em suas mentes. E tem que estar na mente do jogador também, e temo que isso vá limitá-lo mentalmente. ”
Davis, porém, disse que em seu curto tempo em quadra, ele foi capaz de manter sua mente livre de tais pensamentos. Isso vai ser importante porque, muitas vezes, com jogadores que retornam, leva tempo para se sentir confortável com a lesão e garantir que ela não se machuque novamente.
Se Davis tiver a imagem de Durant em sua mente, isso o impedirá de ser agressivo como antes.
"Eu não pensei sobre isso uma vez esta noite. Honestamente, eu simplesmente fui lá e joguei. Isso meio que limita o que você faz se você está por aí pensando sobre sua lesão, então eu simplesmente fui lá e joguei e não pensei sobre isso. Apenas fui lá me divertir e ficar animado por estar de volta, esse era o meu principal objetivo. Eu estava muito animado para voltar para a quadra com os caras. Nunca pensei sobre isso, nunca - não limitei nenhum movimento, não hesitei em fazer nada. Então isso foi um bom sinal para mim."
Davis e Drummond: Há espaço para ambos?
A outra preocupação é o ajuste com Drummond. Defensivamente, a dupla apresenta uma presença intimidante no garrafão, com Davis capaz de defender até o perímetro. Mas ofensivamente, ambos gostam muito de jogar no post. Drummond obteve 26,3% de suas posses no post em Cleveland este ano, o quinto maior número na NBA. Dificilmente ele sai do garrafão quando está no ataque. De acordo com Basketball-Reference.com, Drummond fez 94,3% de suas cestas em toda sua carreira dentro do garrafão.
Davis é mais flexível, mas ainda funciona melhor quando está no post - 21,2% de suas posses ofensivas vem de lá. Simplesmente pode não haver espaço suficiente no garrafão para dois gigantes, e isso vai ser um trabalho em andamento por um tempo. As coisas ficarão mais complicadas quando James, que também gosta de jogar por lá (14,0% de suas posses), retornar.
Davis disse como foi jogar com Drummond
"Nossa defesa foi muito boa no início do jogo. Estávamos realmente nos dando bem. Os caras estavam cuidando uns dos outros então, é uma coisa boa ter outro jogador de defesa lá com Drum. Ofensivamente, nós apenas descobriremos. É algo que vem com o tempo. Mas tivemos um treino juntos e agora 16 minutos para jogar um com o outro. Isso virá com o tempo, assim como quando Bron voltar, teremos que reiniciar novamente e tentar aclimatá-lo com ele também. Estamos continuamente conversando e tentando entender as coisas. Ele fica perguntando onde eu quero que ele esteja quando eu tiver a bola. Vai levar tempo, mas vamos descobrir."
Pode levar tempo. Mas o Lakers tem 13 jogos restantes antes do início dos playoffs.