Ben Simmons está sendo o foco das críticas que o Sixers recebeu depois da derrota para o Hawks no Jogo 7 da série entre os dois times.
Simmons, que é um dos jogadores referência da franquia, marcou apenas cinco pontos em 35 minutos. O jogador acertou apenas dois arremessos de suas quatro tentativas, e apenas um na linha de lance-livre de dois tentados.
Ele terminou a série com média de 9.9 pontos, 6.3 rebotes e 8.6 assistências por jogo.
Após a partida, Simmons disse que iria focar na offseason para relaxar e trabalhar em quaisquer obstáculos mentais.
"A primeira coisa que vou fazer é limpar e acertar minha mente. Você tem que ser mentalmente forte. Você não pode tomar os jogos como garantidos. Especialmente nos playoffs. Todo jogo é importante. Toda posse de bola é importante."
Durante o programa Inside The NBA, o ex-Lakers e analista Shaquille O'Neal não estava aceitando nenhuma desculpa da escolha número um do draft de 2016.
"Se eu entro em quadra pro jogo 1 e 2 e sei que não estou ajudando meus companheiros de equipe, o que você acha que vou fazer no jogo 3? Não são necessários sete jogos para perceber isso, não quero ouvir nada daquele homem. Não são necessários sete jogos para você saber que não está jogando direito. Apenas seja agressivo, isso é tudo que eu quero. Não quero ouvir tudo isso , Pare com isso. Se ele estivesse no meu vestiário, eu o teria acabado com ele."
Embora Shaq seja conhecido por suas análises polêmicas, nem mesmo seu companheiro de time Joel Embiid ou o técnico Doc Rivers conseguiram não mostrar decepção com a atuação do jogador.
Devin Booker fala sobre Kobe Bryant após vitória do Suns sobre o Clippers
O Sixers, que tinha claramente 'tankado' para conseguir escolhas altas no draft para selecionar Simmons e Joel Embiid, não vai às finais da NBA desde 2001, contra o Lakers, e não chegou sequer às finais da Conferência Leste desde então também.