21 de Agosto de 2021 postado por Renato Campos
Parece que o real motivo do plano do Lakers em deixar uma vaga em aberto no seu elenco, está começando a ser revelado.
Com dois jogadores na posição de pivô de origem com Marc Gasol e Dwight Howard, já foi informado que possivelmente Anthony Davis vai ocupar a posição por alguns momentos ao longo da temporada.
Howard teve um ótimo desempenho saindo do banco para o Lakers no título da bolha de 2020. Gasol foi o titular antes da chegada de Andre Drummond ao Lakers e os papeis não ficaram bem definidos pelo técnico Frank Vogel após isso. Com Drummond fora, parece que Gasol é o favorito a ser o titular novamente. No entanto, o Lakers pode nem tê-lo por perto quando a temporada começar. De acordo com o insider Marc Stein, Gasol pode já ter jogado a sua última partida com o Lakers.
“Estou ouvindo que Marc Gasol não vai retornar ao Lakers, mesmo depois que ele mesmo disse, após a derrota da Espanha nas quartas de final para os Estados Unidos nas Olimpíadas, que pretende jogar o último ano do contrato de dois anos que assinou com Los Angeles ”, escreveu Stein.
O que não está claro no report de Stein é se o Lakers poderia ter tomado essa decisão ou se Gasol está pensando em se aposentar. Ambos os cenários são muito possíveis.
Será que o Lakers tem planos para ter Gasol de volta?
Gasol já foi um dos melhores pivôs da NBA. Ele foi um All-Star por três vezes e nomeado melhor jogador defensivo do ano em 2013. Mas apesar do seu QI elevado, o auge do espanhol já ficou pra trás.
Apesar de ter alguns bons jogos no ano passado, Gasol não teve a eficácia que já o vimos ter em outros lugares. Com um elenco com idade avançada para a próxima temporada, o Lakers pode ter planos em buscar um nome mais jovem para a posição.
+ Mais dois jogadores são ligados ao Lakers segundo insider
Por outro lado, considerando a falta de bons pivôs disponíveis no mercado, o Lakers faria bem em tentar manter Gasol. Ele não é um defensor de antes, mas seus arremessos de longa e passes o tornam um ativo valioso. Além do que, ele é o único pivô do elenco que consegue espaçar a quadra com maestria.
Quem poderia substituir Marc Gasol?
Ainda que não se possa afirmar que Gasol vai vestir a camisa do Lakers novamente, a diretoria deve estar alerta na possibilidade de não poder mais contar com o jogador.
+ Confira todos os jogos do Lakers na temporada 2021-22 da NBA
Bismack Biyombo pode ser um opção interessante. Ele traria juventude para o time aos 28 anos e pode causar um impacto na defesa. Ele não produz de forma efetiva no ataque, mas o Lakers não precisa disso dele. Outro que o Lakers pode considerar, é trazer de volta DeMarcus Cousins. Ele nunca teve a chance de jogar, apesar de fazer parte do elenco da temporada 2019-2020. É altamente improvável que ele volte à forma All-Star, mas poderia se encaixar decentemente com a equipe saindo do banco.



