
11 de Agosto de 2021 postado por Renato Campos
Ontem, durante sua apresentação oficial ao lado do gerente geral do Lakers, Rob Pelinka, e seu novo técnico Frank Vogel, Russell Westbrook parecia um menino animado para jogar pelo time de sua cidade natal.
Enquanto o jogador passou a primeira década de sua carreira com o Oklahoma City Thunder, amadurecendo de escolha de primeira rodada no draft para o All-Star e para o MVP da liga, a ideia de retornar a Los Angeles algum dia para jogar pelo Lakers parecia cada vez mais longe da realidade .
"Sendo de L.A., você sempre desejou poder jogar pelo time da casa e ser capaz de fazer isso", disse Westbrook na terça-feira em sua entrevista coletiva no Staples Center. "Mas isso é definitivamente algo que sempre circulou em minha mente. Talvez um dia. Mas eu sempre pensava, 'Ahh, isso provavelmente não vai acontecer.'"
Por mais improvável que possa ter parecido quando ele se tornou o primeiro jogador desde Oscar Robertson a ter médias de triplo-duplo em uma temporada e estabilizou a organização Thunder depois que Kevin Durant deixou o time para jogar no Warriors, Westbrook juntou-se à sua terceira equipe nos últimos três anos desde que saiu de Oklahoma. Ele já foi um Rocket, um Wizard e agora é um Laker, segurando o uniforme roxo e dourado nº 0 todo sorridente no final da sua apresentação.
[adalright][/adalright]
"É surreal", disse o nativo de Hawthorne, Califórnia. “Acho que ainda não me dei conta, ser de LA, crescer não muito longe daqui e poder assistir aos desfiles - tentar ir até eles, tentar faltar à escola para tentar ir até eles. Um torcedor do Lakers e ser de Los Angeles, mas agora tudo está fechando o círculo para mim. "
Westbrook disse que algumas semanas atrás, um retorno a Los Angeles ainda parecia improvável, com dois anos e US$ 91 milhões ainda no contrato do armador de 32 anos. Mas uma conversa com LeBron James, que ele descreveu como um amigo antes de um companheiro de equipe, começou a mudar as coisas.
"As coisas aconteceram tão rapidamente, tudo isso aconteceu tão rápido, nas últimas duas semanas ou mais", disse Westbrook. "Mas tivemos breves conversas e falamos sobre o que obviamente precisamos fazer."
A diretoria trocou Kyle Kuzma, Kentavious Caldwell-Pope, Montrezl Harrell e sua escolha de primeira rodada deste ano para ter Westbrook no dia do draft no mês passado, a primeira etapa do que acabou sendo uma renovação quase completa do elenco do ano passado que perdeu no primeira rodada dos playoffs para o Phoenix Suns.
"Acho que foi uma oportunidade de fazer uma jogada agressiva que sentimos que aumentou nossa probabilidade de trazer o 18º título para o Los Angeles Lakers", disse Rob Pelinka. "Esta foi uma oportunidade de maximizar a capacidade de fazer o que somos obcecados em fazer e isso é trazer um 18º título para esta cidade."
[adlabr][/adlabr]
Dois dos títulos que o Lakers conquistou foram às custas de Westbrook. A corrida de Kobe Bryant e companhia para o título de 2010 começou com uma vitória na primeira rodada sobre o Thunder de Westbrook. O título da bolha com James em 2020 incluiu a vitória do da série contra o seu Rockets.
Embora Westbrook nunca tenha jogado com Bryant fora das Olimpíadas e dos All-Star Games, ele sempre sentiu uma afinidade com a lenda do Lakers.
"Não saiu da minha cabeça. Coisas que conversamos - eu e ele - apenas o potencial de eu ser capaz de ser um Laker, entendendo o que isso implica", disse ele. "É uma loucura pensar nisso, e isso estará comigo toda vez que eu vestir a camisa do Lakers."
Pelinka, que era o agente e amigo próximo de Bryant, lembrou com carinho que Westbrook estava na pequena lista de jogadores que seu ex-cliente acreditava incorporar a "Mamba Mentality".
"A coisa inicial que nos uniu foi poder competir e não tirar noites de folga", disse Westbrook sobre Bryant.
E a adição de Westbrook pelo Lakers deve permitir que James - que está entrando em sua 19ª temporada e fará 37 anos em dezembro - tire um pouco da carga de seus ombros.
"Bron é um dos melhores jogadores deste jogo, e sua habilidade de fazer tudo em quadra me permite descobrir novas coisas", disse Westbrook, que liderou a liga em assistências no ano passado . "Venho para uma equipe de nível campeão e o meu trabalho é garantir que posso tornar o jogo dele mais fácil e vou encontrar formas de o fazer isso ao longo do jogo."
+ Assista a apresentação completa de Russell Wesbrook no Lakers
O técnico do Lakers, Frank Vogel, declarou que o time se tornaria um "time extremamente dinâmico e rápido", com Westbrook adicionado ao grupo com James e Anthony Davis. E Vogel minimizou quaisquer problemas de ajuste entre o trio porque eles são "todos jogadores que fazem o jogo certo".
Westbrook, acompanhado no evento por sua família, deixou uma coisa bastante clara, no entanto: sua relação com a cidade de Los Angeles não poderia ser melhor.
"Só poder estar com meus filhos o tempo todo, poder ver minha mãe, meu pai e minha esposa o tempo todo é para mim a melhor coisa que você pode pedir", disse ele. "Estar de volta em casa."
+ Dennis Schroder fecha com o Celtics após maior lição de sua vida