
21 de Outubro de 2021 postado por Renato Campos
A lenda do Lakers, Shaquille O’Neal, fez uma declaração que vale reflexão sobre Russell Westbrook, afirmando que ele vê o nove vezes All-Star como um "role player."
“Eles ainda precisam de role players, certo?” O'Neal disse. “Vejo Russ como um, muito bom, mas ele é um role player. É LeBron primeiro, AD segundo e depois Russ.”
Antes de tudo, Shaq não está sendo desrespeitoso com Westbrook. Ele tem seu ponto e muito provavelmente o Lakers pode entender que o real posicionamento do seu jogador pode realmente ser esse.
Não há dúvida de que Westbrook tem um grande período de ajuste pela frente. O veterano está acostumado a assumir um papel massivo com total controle da bola. No entanto, dado o número de estrelas que o Lakers possui, ele dificilmente será capaz de desempenhar esse papel em Los Angeles.
Porque você ainda não deve entrar em pânico sobre Russell Westbrook e o Lakers
Se você assistiu a estreia do Lakers na nova temporada da NBA, talvez seja um dos que criticaram a primeira partida de Russell Westbrook em Los Angeles.
Em 35 minutos, o rei do triplo-duplo fez apenas oito pontos e teve aproveitamento de 4-13, errando todas as suas quatro tentativas de três pontos. Em dado momento, "Westbrick" estava no trending topics do Twitter.
Westbrook é um dos jogadores mais rápidos da história da NBA, mas ele e o Lakers sabem que esta temporada será uma maratona, não um sprint.
Russ também foi mal durante a pré-temporada, cometendo 23 turnovers em quatro jogos. Por outro lado, seu potencial para gerar oportunidades de transição e causar estragos ao lado de James e Davis era evidente, embora muito brevemente.
De qualquer forma, esperar que Russ repentinamente mude seu estilo de jogo e jogue basquete de nível All-Star e super entrosado com um novo time, é inviável.
Em geral, começar devagar em novos times tem sido um comportamento comum na carreira de Westbrook. Aparentemente, é isso que acontece quando você joga por quatro times em quatro temporadas.
Nada de anormal na vida de Westbrook
Em 2018-19, Westbrook, jogando pelo Thunder, teve uma média de 20.2 pontos, 10.7 rebotes e 10.2 assistências antes do Natal. Ele aumentou esses números para 24.4 / 11.2 / 11.0 nos últimos 48 jogos.
Em 2019-20, com o Houston Rockets, Russ aumentou sua média de 24.1 antes da rodada de Natal, para 30.2 conforme a equipe se ajustava em torno dele.
Na última temporada com o Washington Wizards, Westbrook lutou para se adaptar pelos primeiros 31 jogos, com médias de 21.2 pontos, 9.3 rebotes e 10.1 rebotes, antes de explodir na reta final com 23.2 / 13.6 / 13.3.
Existem razões legítimas para questionar se Westbrook pode se adaptar bem o suficiente para o Lakers ganhar um campeonato. Ele nunca esteve em posição de não ser pelo menos a segunda estrela do time. Seu histórico de arremessos e defesa abaixo da média, não o tornam um jogador coadjuvante natural.
Certamente, a forma como Westbrook se apresentou em sua estreia foi muito abaixo do que sabemos que ele pode produzir, mas não dá pra entrar em pânico pelo menos até antes do Natal.
E como LeBron mesmo disse... "Isso não acontece da noite pro dia. Isso não é comida instantânea."