22 de Outubro de 2021 postado por Renato Campos
A NBA e a China estão novamente em um impasse, após o pivô do Celtics Enes Kanter ter criticado o tratamento do país ao Tibete, em um vídeo em seu perfil no Twitter.
Na quarta, antes do jogo entre Celtics e Knicks, Kanter postou um vídeo se dirigindo ao presidente da China Xi Jinping, com o objetivo de dizer que o "Tibete pertence ao povo tibetano".
Kanter, que usava uma camisa com uma foto do Dalai Lama, chamou Jinping de ditador brutal e dizia que sua mensagem era diretamente para o governo chinês.
“O Tibete pertence aos tibetanos, estou aqui para adicionar minha voz e ser contra o que está acontecendo no Tibete, que vive o domínio brutal do governo chinês. ... Os direitos e liberdades básicos do povo tibetano não existem.”
Com isso, a transmissão do jogo entre Knicks e Celtics foi suspensa no país, enquanto os torcedores criticavam a atitude de Kanter nas redes sociais e denunciavam ao mesmo tempo o Bostotn Celtics.
O site da Tencent Sports, que transmite os jogos na China, indicou que os próximos jogos do Celtics não serão transmitidos.
Os comentários de Kanter acontecem dois anos depois que o então GM do Rockets, Daryl Morey, criou uma polêmica entre a liga e a China com um tweet em apoio aos manifestantes a favor da democracia em Hong Kong, enquanto estava excursionando com o time pelo país.
Como resultado, várias empresas da China cortaram relações com os Rockets, e a NBA ficou sob forte pressão das autoridades chinesas.
O comissário da NBA, Adam Silver, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas deve fazer muito em breve.