
09 de Novembro de 2021 postado por Renato Campos
Você não precisa ser um expert de basquete para entender que o Lakers não está jogando o seu melhor neste momento. Independente do que os torcedores possam pensar, o técnico Frank Vogel está totalmente ciente disso.
O Lakers teve Anthony Davis como pivô titular na última semana nos jogos contra o Rockets, mas Vogel não levou o plano a longo prazo, retornando com DeAndre Jordan para a posição.
Antes do jogo desta segunda, com o Lakers vindo de duas derrotas seguidas, Vogel falou sobre possíveis mudanças na escalação e explicou porque ele não manteve o time em small ball.
“Temos que jogar melhor e às vezes isso significa mudar a escalação, em outras, isso significa apenas jogar melhor”, disse Vogel. “Não fizemos um grande jogo contra o Portland. Houve uma ideia de começar hoje à noite (segunda-feira) com AD na 5, por razões de espaçamento ofensivo, mas estamos com poucas opções sem contar com LeBron e Trevor, e com Carmelo mostrando tanta energia saindo do banco, eu não quero quebrar esse ritmo.
“Ficaríamos muito sem estatura se eu começasse com AD na 5”, continuou Vogel. “Melo vai estar bastante em quadra com AD jogando de pivô, mas não vamos começar o jogo assim.”
Vogel longe de ter seu time ideal
Resumindo, Vogel ainda não conseguiu aplicar em quadra o que talvez ele acredite que seja ideal. Uma equipe que já tem poucos alas e ainda ficar sem LeBron James, dificulta ainda mais a vida do treinador.
Se Davis começasse jogando de pivô, Vogel precisaria começar os jogos também com Carmelo, o que faria com que suas rotações ficassem quase impossíveis neste momento.
Então, mesmo que Vogel quisesse que Davis começasse na posição central, isso não é realmente possível com a escalação atual, pelo menos até o retorno de LeBron. Mas embora o Lakers esteja claramente jogando com limitações devido às lesões, Vogel diz que ainda está avaliando a equipe durante este período.
“Sim, eu realmente não presto muita atenção em quem está dentro e quem está fora, meu foco está nos caras que estão jogando, e jogando em alto nível”, disse Vogel. “Aprender o que nossos caras podem e não podem fazer. A cada jogo aprendemos um pouco mais. É por isso que é uma longa temporada e você tem que ter uma visão ampla para dar aos rapazes oportunidades de mostrar o que podem fazer.
“Mas o foco não está em quem não está na escalação inicial. E sim qual é a melhor rotação que podemos usar com eles, as melhores maneiras de usá-los, a melhor posição para colocá-los, e eles estão executando o que precisamos para executar em um nível alto o suficiente para ganhar jogos. ”
Howard pode ser titular em breve
Após o jogo de segunda, a escalação titular com Russell Westbrook, Avery Bradley, Kent Bazemore, Davis e Jordan jogou 30 minutos juntos e tem uma classificação líquida de -24,9. Quando Vogel usa a mesma formação, mas colocando Howard no lugar de Jordan, este grupo jogou apenas dois minutos durante toda a temporada, embora Howard e Davis tenham uma forte classificação líquida juntos. Ao longo de 29 minutos, a dupla tem uma classificação de +4,2, muito mais alta do que a classificação de -9,4 que Davis e Jordan conseguiram nesta temporada.
Embora Vogel tenha expressado hesitação em iniciar os jogos com Howard, esta pode ser uma solução de curto prazo para os problemas do Lakers, até que LeBron retorne e as rotações possam começar a voltar ao normal. Por enquanto, porém, o Lakers terá que se contentar com as peças que possui.