12 de Fevereiro de 2022 postado por Renato Campos
Nas últimas duas partidas, o Lakers perdeu para equipes em extremos opostos na classificação da NBA: o atual campeão Milwaukee Bucks e um time do Portland Trail Blazers completamente diferente de dias antes do prazo final de trocas da liga.
Russell Westbrook ficou de fora no final da derrota para o Bucks, mas o Lakers não o culpou pelo desastre em Portland, onde o resto de seus titulares, incluindo LeBron e Davis, foram superados por jogadores como CJ Elleby, Keljin Blevins e Greg Brown III.
No dia seguinte, no prazo de trocas de quinta-feira, Westbrook não foi negociado, assim como nenhum outro Laker. Isso não era totalmente surpreendente. Ninguém pensou que haveria muita vontade entre outras equipes para assumir o gigantesco contrato de Westbrook, nem com o gerente geral Rob Pelinka anexando a única escolha de primeira rodada que o Lakers ainda teria para negociar.
Westbrook se tornou um alvo entre os torcedores do Lakers, mas trocá-lo por, digamos, John Wall provavelmente não resolveria muito. Até mesmo o técnico Frank Vogel, a outra figura que levou a maior parte da culpa da torcida pela campanha de 26-30, não vai a lugar algum.
O site Bleacher Report fez uma matéria mostrando o que alguma parte da torcida também concorda e que vale a pena a gente também considerar. Segundo o site, se há alguém para culpar pela campanha do time, não é Westbrook ou Vogel. Também não é Pelinka, que tem o cargo de gerente geral do time, mas que só pode fazer movimentos sob a influência do melhor jogador do time: LeBron James.
Esse é o elenco que LeBron James queria.
Ainda segundo o site, esse é o elenco que LeBron queria. E nós também sabemos disso. Ele esteve fortemente envolvido no recrutamento de Westbrook e levou Pelinka a negociar importantes jogadores da equipe do título de 2020, como KCP e Kyle Kuzma, junto com o reserva Montrezl Harrell, para o Washington por conta do armador polarizador. O restante do elenco acabou sendo preenchido principalmente por jogadores que são amigos de LeBron, como Carmelo Anthony, ou clientes de agente Rich Paul da Klutch Sports, como THT e Kendrick Nunn.
O Bleacher Report considera também, que se existiu algum movimento ruim na conta de Pelinka, foi a decisão de perder um dos jogadores mais importantes de sua rotação em Alex Caruso, por conta de questões fiscais anexadas ao gigante contrato de Russ.
Esse foi um corte de custos que a franquia não tem desculpas para ter feito, tendo em vista que a equipe possui ainda um jogador de 37 anos nos últimos anos de sua janela de campeonato, especialmente quando ele ainda está entre os melhores jogadores da NBA apesar de sua idade.
O B/R ainda destaca, que assim como aconteceu quando LeBron deixou Miami para retornar a Cleveland em 2014, ele e Paul refizeram o elenco a seu gosto, projetando a troca de jogadores promissores como Lonzo Ball, Brandon Ingram e Josh Hart, juntamente com meia década de futuras escolhas de draft para os Pelicans para trazer Davis. Esse movimento nunca pode ser chamado de fracasso porque trouxe um campeonato para o Lakers em 2020. Mas também limitou severamente o que eles seriam capazes de fazer daqui para frente.
"Se ele não tivesse se esforçado tanto pela troca de Westbrook, o elenco do Lakers deste ano seria mais profundo e teria mais jogadores para negociar. Se os Lakers não tivesse se recusado a incluir Horton-Tucker (outro cliente Klutch) em uma troca por Kyle Lowry no prazo final do ano passado, o time não estaria em uma posição agora onde Horton-Tucker era sua única peça de troca plausível e que não despertou muito interesse, pois ele está tendo uma terceira temporada decepcionante," continuou o repórter Sean Highkin.
LeBron conseguiu o time que queria e funcionou por um tempo – até não funcionar mais. Agora, o Lakers se encontra no pior momento de tudo isso, e não parece haver uma saída.
Embora a palavra final deseja de Pelinka, e seus aliados na diretoria do Lakers, não temos como negar a influência de LeBron James no atual elenco do time. LeBron tem jogado como nunca, tem se dedicado ao máximo em quadra, mas infelizmente, ele próprio deve também entender, que a estratégia para essa temporada não foi uma das melhores.
Fique por dentro
Lakers recusou oferta blockbuster por Russell Westbrook
Dennis Schroder ainda pode voltar para o Lakers
Lakers tentou troca inacreditável por Russell Westbrook
Declaração de Pelinka sobre LeBron e Davis é totalmente falsa