06 de Fevereiro de 2022 postado por Renato Campos
Pela segunda vez nesta temporada, Russell Westbrook foi substituído pelo técnico do Lakers, Frank Vogel, no final de uma partida. Só que desta vez, o Lakers venceu, derrotando o New York Knicks por 122 a 115 na prorrogação na noite deste sábado.
E o resultado fez toda a diferença para Westbrook ao aceitar a decisão.
"O que importa é que vencemos", disse Westbrook depois de marcar cinco pontos com um pífio aproveitamento de 1 de 10 arremessos com seis assistências e quatro turnovers em 29 minutos. "Ganhamos o jogo e isso é tudo que importa."
Vogel, que manteve Westbrook no banco durante os primeiros minutos da prorrogação, enquanto o Lakers construiu uma vantagem de seis pontos depois de ficar atrás por até 21 desde o início do jogo, decidiu deixar Westbrook pensando um pouquinho no banco do time, depois que o armador não fechou muito bem o quarto período.
Westbrook marcou zero pontos no período, perdendo sua única tentativa de arremesso e errando também suas duas tentativas de lances livres, com o Knicks aplicando uma sequência de 16-10 para encerrar o tempo regular depois que ele foi substituído. Vogel escolheu uma formação com LeBron James, Anthony Davis, Malik Monk, Trevor Ariza e Talen Horton-Tucker no tempo extra.
"Acho que obviamente Russ estava tendo uma noite difícil em ambos os lados da quadra e Bron estava realmente jogando muito bem," disse Vogel. "Então eu sabia que a bola precisava estar nas mãos de Bron e senti que iríamos obter mais de uma perspectiva defensiva também... você apenas toma decisões difíceis para fazer de tudo o que o time precisa para vencer um jogo ".
Westbrook estava bem-humorado ao se reunir com a imprensa após o jogo e explicou como a experiência foi diferente de nove jogos atrás, quando ele foi barrado e o time foi derrotado por 111 a 104 para o Indiana Pacers.
"Acabei de falar com Vogel sobre isso, fiquei chateado em Indiana", disse Westbrook. "Mas fiquei mais chateado por não ter vencido o jogo. Mas não pelos seus motivos. Mas não importa. Como eu disse, não é sobre mim. É mais sobre nossa equipe e nossos caras. Esta noite conseguimos uma boa vitória e agora vamos para a próxima."
LeBron e Davis motivaram Westbrook após vaias
Desde sua aquisição com um exorbitante salário de US$ 44 milhões sendo o mais alto da equipe, até sua alta taxa de turnovers e muitas das vezes seleção de arremessos muito ruins, as críticas seguiram aparentemente todos os seus passos desde que chegou ao time.
No entanto, no sábado, seus companheiros de equipe fizeram questão de motivá-lo.
"Eu apenas disse a ele para me mandar uma mensagem mais tarde", disse LeBron sobre sua conversa pós-jogo com Westbrook. “Eu disse a ele para continuar, para parar de se questionar durante o jogo."
"E eu não preciso insistir no que precisamos dizer a ele. Quero dizer, ele é um grande jogador. E eu tenho a maior confiança em sua habilidade, não apenas para esta equipe, mas para si mesmo, individualmente."
A multidão da Crypto Arena retribuiu a má atuação de Westbrook com vaias, primeiro por um arremesso na lateral da tabela no segundo período, e depois quando estava ele aberto no canto atrás da linha de três pontos no final do último período.
"Deve ser frustrante", disse Davis. "Os torcedores, obviamente, querem vê-lo jogar melhor. Mas uma coisa que você não pode fazer é colocar muita pressão em si mesmo. Você tem que ir lá e jogar tranquilamente. Houve algumas jogadas esta noite que ele normalmente faz, que ele meio que desistiu ou hesitou. Eu e LB estávamos dizendo a ele: 'Não nos importamos se você perder todos. Apenas jogue. Parte pra cima. Não hesite.'"
Westbrook minimizou seu jogo ruim e as vaias da torcida, explicando que noites como sábado ocorrem ao longo de uma temporada de 82 jogos.
"Acontece", disse ele. "Perdi alguns arremessos que normalmente faço. Quando jogo mal, vocês me fazem um monte de perguntas. Quando estou bem, eu não ouço muitas dessas perguntas. Nós vencemos o jogo e essa é a parte mais importante."
Foi apenas o 17º jogo que Westbrook, LeBron e Davis jogaram juntos dos 54 jogos do Lakers nesta temporada. Apesar das atuações instáveis de Westbrook, o Lakers tem uma campanha de 10-7 nesses jogos.
O Lakers encara o Bucks na próxima terça em Los Angeles. Veremos como será a reação de Westbrook após a fraca atuação.
Fique por dentro
Troca de 6 jogadores levaria Westbrook para o Knicks e Kemba Walker para o Lakers
Será que LeBron James vai realmente deixar o Lakers?