04 de Agosto de 2022 postado por Renato Campos
[adgoogle][/adgoogle]
A tristeza tomou conta da NBA após a morte da lenda do Boston Celtics, Bill Russell, aos 88 anos, no último domingo.
Russell ganhou 11 títulos em 14 temporadas com o Celtics.
Para honrar seus feitos, Russell foi introduzido no Basketball Hall of Fame duas vezes – em 1975 por suas conquistas como jogador e 2021 como treinador, tornando-se apenas a quinta pessoa a ser consagrada como ambos.
Russell será lembrado como um dos atletas mais condecorados em todos os esportes. Para honrar seu legado, a lenda do Lakers, Magic Johnson, levantou a ideia para o comissário Adam Silver para aposentar a camisa número 6 Russell por toda a NBA:
"O comissário Adam Silver deve se aposentar número 6 em toda a NBA em homenagem ao legado de Bill Russell!"
A NBA ainda não aposentou universalmente a camisa de nenhum jogador, ao contrário da NHL e da MLB. A NHL fez isso em 2000, homenageando a carreira de Wayne Gretzky um ano depois que o jogador de camisa 99 encerrou sua ilustre carreira.
Enquanto isso, a MLB aposentou o número 42 do falecido Jackie Robinson em 1997 para celebrar o legado do lendário Brooklyn Dodger e enfatizar seu impacto na busca por qualidade e justiça social.
Jerry West comparou o impacto de Russell nos esportes e na sociedade ao de Robinson após a morte do ícone do Celtics.
[adgoogle][/adgoogle]
Lendas do Lakers reagem a morte de Bill Russell
Bill Russell jogou pelo Celtics, o maior rival do Lakers na NBA. Mas hoje, a rivalidade fica apenas dentro de quadra e o respeito é gigante dentro e fora dela.
Aos 88 anos, a lenda Bill Russell nos deixou neste domingo, dia 31 de julho.
Russell jogou 14 temporadas com o time de Boston, conquistando impressionantes 11 títulos durante esses anos. Ele também teve uma carreira de treinador de sucesso com o Celtics, ganhando mais dois títulos com a franquia.
A lenda era uma figura muito respeitada e fará muita falta no meio da NBA. O comissário da liga Adam Silver emitiu uma declaração sobre a morte de Russell através da conta do Twitter da liga.
Vários membros do passado e atuais do Lakers ofereceram suas condolências após a notícia, incluindo Jeanie Buss, Pau Gasol e Magic Johnson.
"Bill Russell foi um tesouro como jogador, treinador e principalmente como ser humano. Torcedores do Lakers e Celtics vão concordar com isso hoje." Jeanie Buss.
"Um dos jogadores mais dominantes na história da NBA. 11 vezes campeão e um dos melhores que já jogaram o jogo. Sou eternamente honrado em conhecê-lo. Obrigado por tudo que você deu ao jogo e a todos nós. Descanse em paz, Bill Russell." Pau Gasol.
"Estou com o coração partido ao saber da morte do maior vencedor que o basquete já viu, uma lenda, hall da fama, mentor e meu amigo por mais de 30 anos, Bill Russell. " Magic Johnson.
[adgoogle][/adgoogle]
Depois que seus dias de jogador terminaram, Russell permaneceu envolvido no basquete, pois era frequentemente visto em jogos durante a temporada regular e nos playoffs. Pessoas como a lenda do Lakers, Kobe Bryant, costumavam conversar com Russell, solicitando conselhos sobre como ser um jogador melhor dentro e fora da quadra.
Não há palavras suficientes para descrever o que a perda de Russell significa para a NBA e para o mundo, mas ele sempre será lembrado por suas realizações como jogador de basquete e ser humano.
Descanse em paz, Bill Russell.
[mediabr][/mediabr]