25 de Novembro de 2022 postado por Renato Campos
Desde que começou as partidas do Lakers no banco, Russell Westbrook tem jogado muito melhor que antes. O jogador parece muito mais à vontade e seus números melhoraram consideravelmente.
Ainda assim, há uma grande chance de que a diretoria do Lakers queira se livrar do alto salário do armador, negociando com alguma equipe que queira abrir espaço em sua folha salarial na próxima offseason.
[adgoogle][/adgoogle]
Pelo que se fala nos bastidores, o pensamento é que se Russell Westbrook for negociado, o time que adquirir o armador vai acabar aplicando o buyout e tornando Russ um agente livre.
O jornalista Eric Pincus, do Bleacher Report, sugeriu uma troca que enviaria Kyrie Irving, Bojan Bogdanovic, Alec Burks e Nerlens Noel para o Lakers por Westbrook, mais dois outros jogadores e capital de draft. Neste artigo, Pincus disse que pessoas envolvidas com a NBA acreditam que Russ assinaria com o Heat se passasse pelo processo de buyout.
[adgoogle][/adgoogle]
“O Pistons provavelmente não vê Westbrook, Beverley ou Nunn como jogadores de rotação importantes e pode procurar negociar qualquer jogador do Lakers que receber na negociação. Se Westbrook for comprado, o burburinho em torno da liga é que ele assine com o Miami Heat”.
O Heat, que esteve muito perto de chegar às finais da NBA na última temporada pela segunda vez em três anos, está com apenas 7 vitórias e 11 derrotas e precisa urgentemente de uma injeção de ritmo e poder de ataque. Se Westbrook aceitasse a oferta do time de Pat Riley, ele poderia dar ao time de Miami exatamente isso.
[adgoogle][/adgoogle]
Lakers já tem estratégia para realizar uma troca
O Lakers definitivamente vai aguardar mais um tempo antes de pensar em fazer alguma negociação.
Embora o time tenha vencido alguns jogos recentemente, a campanha de 5-11 está longe de ser a ideal e hoje o time ocupa a 13ª colocação da Conferência Oeste. Mas não há dúvida, que a diretoria quer que o time tenha chances de tentar disputar os playoffs ainda nesta temporada.
Embora uma troca pode mudar o rumo das coisas em Los Angeles, a cautela ainda tem sido o ponto principal da diretoria nesse momento. Recentemente, o insider da NBA Dave McMenamin afirmou que o plano do Lakers é ter uma campanha de 50% de aproveitamento até 15 de dezembro e pensar em fazer uma troca depois desse ponto.
[adgoogle][/adgoogle]
“O que eles acham realista é ter um aproveitamento de 50% de vitórias na temporada até 15 de dezembro, quando os negócios começam a ser potencialmente abertos na liga, porque é quando os contratos assinados na offseason passada podem ser negociados. E então, talvez você possa finalmente fazer essa troca com a escolha de draft que tem sido falada por meses e meses e meses em algum momento do final de dezembro a meados de janeiro e fazer com que seja um impulso adicional para este time.”
Pelinka e companhia tem um plano sólido desde o início e parece que não vai mudar o rumo desta estratégia. Ter mais opções na mesa e saber como esse time ainda pode realmente se comportar, é algo bastante sensato realmente.
Como por muitas vezes já foi relatado, as escolhas de primeira rodada do Lakers são vistas por outros times como muito valiosas, e muita gente pode se interessar mais para o final do ano do que exatamente agora.
[adgoogle][/adgoogle]
Verdade é, que já estamos no final de novembro, e o fim do ano é logo ali.
Resta saber o que o Lakers já tem em mente ao considerar seu futuro. Existem várias opções intrigantes, mas a diretoria precisa ter certeza de fazer o acordo certo, já que terá apenas uma chance de fazer um elenco competitivo.
[mediabr][/mediabr]
O Lakers ainda vai trocar Russell Westbrook?
Embora o Lakers ainda esteja tendo uma temporada decepcionante, você vai concordar que o jogo de Russell Westbrook desde que começou a sair do banco evoluiu consideravelmente.
Russ vive o seu melhor momento no Lakers desde que chegou a Los Angeles, e teve 10 ou mais assistências saindo do banco em 4 jogos consecutivos. Ele é o primeiro jogador desde Muggsy Bogues (1990) a ter mais de 10 assistências em 4 ou mais jogos consecutivos como um reserva.
Boas atuações a parte, dificilmente Russ vai deixar os rumores de troca do time até que algo realmente concreto aconteça.
[adgoogle][/adgoogle]
Mas será mesmo que o Lakers ainda tem pretensões de trocar Russ ainda esta temporada?
De acordo com Michael Scotto, do HoopsHype, "alguns executivos acreditam que o Lakers vai resistir e continuar com Westbrook se ele continuar produzindo desta forma saindo do banco."
Como titular, Westbrook teve média de apenas 10,3 pontos, 6,7 rebotes, 4,3 assistências e duas roubadas de bola por jogo, com um pífio aproveitamento de 28,9, sendo 8,3% de três pontos.
Mas desde que foi colocado na segunda unidade, Westbrook tem uma média mais produtiva de 16,8 pontos, 8,6 assistências e cinco rebotes por jogo, com 43,6% de aproveitamento e 39,6% de três, uma grande melhoria se comparado aos 30,5% de média em sua carreira.
[adgoogle][/adgoogle]
Porém, nada muda o fato de que o Lakers tem que pagar os 47 milhões de salário a Russ, o que impossibilita o time a ter flexibilildade para montar um elenco mais competitivo.
O Lakers pode estar criando uma identidade dentro de quadra, mas é dificil acreditar que esse elenco possa conquistar um campeonato.
Scotto observou que o Lakers "ofereceu uma escolha de primeira rodada protegida e Westbrook para o San Antonio Spurs por Josh Richardson e Doug McDermott" antes da temporada, embora o Spurs quisesse uma escolha desprotegida para assumir o enorme salário de Westbrook, e o Lakers recusou.
No final de outubro, Shams Charania, do The Athletic, reportou que o Lakers e o Indiana Pacers discutiram a estrutura de um acordo que teria enviado Myles Turner e Buddy Hield a Los Angeles por Westbrook, mas essas negociações também atingiram um obstáculo nas considerações do draft. O Pacers supostamente queria as escolhas desprotegidas da primeira rodada do Lakers de 2027 e 2029.
Se o Lakers vai se livrar do salário de Westbrook, as considerações do draft terão que fazer parte da negociação. Mas talvez o recente ressurgimento de Westbrook tenha dado ao Lakers mais paciência e, por sua vez, uma vantagem no negócio.
[adgoogle][/adgoogle]