29 de Janeiro de 2023 postado por Renato Campos
Os árbitros que fizeram parte do jogo entre Lakers e Celtics neste sábado no TD Garden, deixaram passar uma falta clara de Jayson Tatum sobre LeBron James nos segundos finais do quarto período que daria a chance pro jogador decidir a vitória na linha de lance livre.
O árbitro chefe da equipe, Eric Lewis, admitiu após o jogo que acabou deixando passar a jogada e a conta oficial dos árbitros da NBA divulgaram um comunicado, onde chamaram a situação de "angustiante".
"Como todo mundo, os árbitros cometem erros. Fizemos um no final do jogo de ontem à noite e isso é doloroso para nós. Esta jogada vai pesar muito e causar noites sem dormir enquanto nos esforçamos para ser os melhores árbitros que podemos ser."
Com menos de dois segundos para o fim do tempo regular, LeBron partiu pra dentro do garrafão e foi cercado por um grupo de jogadores do Celtics, incluindo Jayson Tatum. Quando LeBron subiu para o arremesso, Tatum segurou seu braço enquanto ele tentava finalizar a jogada.
Se os árbitros tivessem tomado a decisão correta, LeBron provavelmente teria dado ao Lakers a vitória. Ao invés disso, a partida foi para a prorrogação e o time da casa acabou sendo o vencedor com o placar de 125-121.
É raro ver um árbitro de NBA admitir um erro abertamente como Eric Lewis fez, mas o lance foi tão óbvio que talvez ele tenha ficado constrangido de precisar responder o que aconteceu naquele momento.
Davis e LeBron comentam sobre o lance
Após o jogo, LeBron, Davis e o técnico Darvin Ham expressaram suas frustrações com o lance.
"Não entendo. Estou atacando o garrafão, tanto quanto qualquer um dos caras nesta liga que costumam arremessar mais de 10 lances livres por noite, e eu não recebo faltas. Não entendo."
Davis acrescentou: "É besteira. É inaceitável. ... Fomos roubados esta noite."
"Por mais que você tente não se meter em assuntos sobre arbitragem, está se tornando cada vez mais difícil", disse Ham.
O Lakers volta sua série na estrada contra o Brooklyn Nets na noite desta segunda-feira no Barclays Center. No entanto, o time vai ter um duro trabalho pela frente, já que não contará com LeBron e Davis devido a lesões.