04 de Maio de 2023 postado por Renato Campos
Se tem um duelo que vimos por diversas vezes no último ano, foi o do time do Warriors contra LeBron James e o Cavs. O confronto definiu uma era da NBA com grandes jogos.
A história está se repetindo neste momento, enquanto o Lakers encara o Warriors pelas semifinais do Oeste.
Mas pelo visto, as coisas estão um pouco diferentes dessa vez.
Durante seu podcast, logo após a derrota para o Lakers na última terça, Draymond Green e ele fez uma observação muito interessante.
“LeBron está jogando um estilo totalmente diferente, um jogo totalmente diferente do que ele já jogou antes e é interessante descobrir isso. É como se você não estivesse acostumado a ver tanto LeBron sem a bola. Eu achei muito interessante e algo que teremos que nos ajustar. Simplesmente não é o típico LeBron comandando o show, o que é um pouco estranho.”
O Lakers de hoje joga muito diferente do Cavs que Green está acostumado. LeBron não precisa mais arcar com quase toda a carga. Ele também fisicamente não pode carregar esse fardo agora.
Enquanto o técnico Darvin Ham afirmou que nem LeBron nem Anthony Davis tenham quaisquer restrições na pós-temporada, LeBron parece estar guardando energia. Ele tem sido eficaz e limitado com a lesão no tendão do pé que lhe custou várias semanas no final da temporada e pode precisar de cirurgia durante a offseason.
Em sete jogos de playoffs, a taxa de uso de LeBron é de 27,2%, a segunda marca mais baixa que ele já teve em qualquer pós-temporada, atrás apenas de seu primeiro ano em Miami. Também é uma queda notável em relação à taxa de uso da temporada regular de 33,3%.
No entanto, nem tudo é uma limitação física. Este é um elenco que não exige que LeBron faça o trabalho pesado. Com a armação liderada por Austin Reaves e D'Angelo Russell, e Anthony Davis jogando no nível em que está atualmente, LeBron não precisa se sacrificar tanto.
É o que torna esse time do Lakers tão perigoso.
Faz sentido a declaração de Green, até porque, a única vez que LeBron jogou contra o Warriors este ano, foi na noite de estreia e com um elenco do Lakers drasticamente diferente.
Com a vitória na última terça, o Lakers tem hoje uma campanha total de 4-1 sobre o Warriors nesta temporada.