08 de Maio de 2023 postado por Renato Campos
O Lakers sofreu no setor defensivo no jogo 2 contra o Warriors e acabou sendo derrotado por 127-100.
Porém, o jogo 3 no último sábado o time entrou em quadra com uma postura bastante diferente.
A defesa do Lakers engrenou a partir do segundo período e manteve os atuais campeões da NBA com apenas 39,6% de aproveitamento de seus arremessos e 29,5% de bolas de três pontos.
O Lakers deu menos espaço para o Warriors e soube muito bem conter a dupla Curry e Thompson. Tudo isso resultou em uma vitória de 30 pontos e uma vantagem de 2-1 na série.
Após a partida, o técnico Darvin Ham disse que a chave era manter "um corpo na frente" de Draymond Green e não deixá-lo solto para cestas fáceis ou pronto para passes de pick and roll. Green fez 11 pontos e teve um aproveitamento de 5-10 arremessos no jogo 2, mas no jogo 3, ele marcou apenas dois pontos em um aproveitamento de 1-4.
Mas Ham disse que o maior ajuste do Lakers foi sua atitude em quadra.
“Acho que depois daquele primeiro quarto, os caras realmente aumentaram a intensidade. Eles focaram em sua competitividade, e a comunicação foi ótima, sabendo quem estava em quadra por eles, que combinação de jogadores estava por ali, o que meio que ditou algumas de nossas coberturas. …Mas a base para executarmos qualquer coisa é nossa abordagem, nossa energia, nosso esforço, nossa urgência. Você pode fazer marcações o quanto quiser, mas se não colocar energia nelas, nada vai funcionar.”
O Lakers transformou um déficit de 11 pontos no segundo período em uma vantagem de 11 pontos no intervalo ao jogar melhor no lado defensivo, o que alimentou seu ataque. Daquele ponto em diante, o jogo 3 foi o inverso do jogo 2, quando o Warriors abriu 11 no intervalo e acabou derrotando o Lakers com facilidade.
O Lakers vai precisar manter o mesmo esforço, energia e urgência no jogo 4, já que uma vitória do Warriors daria ao time da Bay Area uma pequena vantagem para o resto da série. Mas se o Lakers vencer o jogo 4, o time assume uma vantagem de 3 a 1 e colocaria o Warriors à beira da eliminação.