29 de Junho de 2023 postado por Renato Campos
A temporada de Mo Bamba com o Lakers foi muito abaixo do que todos esperavam, com uma lesão atrapalhando seu período em Los Angeles. Diante da decisão sobre seu contrato nesta semana, o Lakers optou por dispensar Bamba no início desta offseason.
O contrato de Bamba para a temporada 2023-24 estava definido em US$10,3 milhões e não era totalmente garantido. O prazo para o Lakers garantir seu contrato expirava esta noite.
Segundo Jovan Buha, do The Athletic, Bamba pode não ter tido conhecimento prévio da notícia, que foi dada durante a sessão de treinos da equipe da NBA Summer League.
Além de Bamba, o Lakers também está considerando dispensar ou negociar Malik Beasley antes da garantia de seu próprio contrato de US$16,5 milhões. Dispensar Beasley, juntamente com Bamba, abriria a exceção de nível médio para a equipe buscar a contratação de Bruce Brown, após relatos de que o Lakers está "cada vez mais confiante" em fechar um acordo com o jogador do Denver Nuggets.
No entanto, de acordo com Dave McMenamin, da ESPN, a equipe não descartou totalmente o retorno de Beasley ou Bamba.
Após ser adquirido antes do prazo de negociação, Bamba foi suspenso e não pôde jogar nos dois primeiros jogos com o Lakers devido a uma briga que ocorreu quando ele ainda estava no Orlando Magic. Ele jogou os sete jogos seguintes antes de sofrer uma lesão no tornozelo contra o Warriors.
Essa lesão efetivamente encerrou sua temporada, e ele só jogou nos dois últimos jogos da temporada regular, além de fazer algumas aparições em jogos de baixa relevância durante os playoffs.
Portanto, a amostra de jogos em que Bamba pôde contribuir para a equipe foi muito pequena. Considerando que a maioria de seus minutos com o Lakers ocorreu sem LeBron James em quadra, seria ainda mais difícil projetar como ele se encaixaria na equipe. Por todos esses fatores, não é tão surpreendente que o Lakers tenha optado por seguir em frente, pelo menos por enquanto.