12 de Junho de 2023 postado por Renato Campos
Se o Lakers vai manter ou não D'Angelo Russell durante a agência livre após seu baixo rendimento na reta final dos playoffs é uma das maiores questões que a diretoria vai enfrentar nesta offseason.
Embora ainda não tenha nenhuma posição oficial, houve relatos de que o Lakers ainda vê Russell como uma presença positiva no time, e o próprio Russell disse que quer voltar.
Ainda assim, se o Lakers quisesse usar o salário de Russell para adquirir um upgrade, a diretoria poderia teoricamente ainda fazer uma sign-and-trade para seu próximo destino em troca de outro agente livre, ou trocá-lo por um jogador sob contrato. O Dallas Mavericks já disse que “não tem interesse” em adquirir Russell em um acordo por Kyrie Irving, mas a equipe poderia usá-lo em uma troca por outro armador?
O Lakers poderia usar D'Lo para ter um armador como Chris Paul em Los Angeles? Jake Fischer do Yahoo Sports falou sobre o assunto.
"Phoenix aceitaria Russell por Paul? O Suns manteve discussões com o Timberwolves sobre Russell antes do prazo de negociação, disseram fontes ao Yahoo Sports, antes de Minnesota encontrar um novo lar para ele com o Lakers. O Phoenix também cobiçou o pivô do Wolves, Naz Reid, em negociações comerciais, disseram fontes.
Russell é conhecido por ser amigo íntimo de Booker. Além disso, disseram que o Lakers está explorando possibilidades de uma sign-and-trade com Russell. Para Los Angeles e Phoenix, perder Russell na agência gratuita ou renunciar Paul não seria bom para ambas as equipes. Essas decisões não são tomadas com facilidade, e é por isso que Phoenix e Paul começaram a discutir diferentes alternativas cerca de três semanas antes do início da agência gratuita."
Usar Russell para uma sign-and-trade por Paul, no entanto, seria complicado. Por um lado, o Lakers não poderia fazê-lo até que o contrato de Paul estivesse garantido, o que exigiria um enorme nível de confiança da parte do Suns de que este acordo seria concretizado, um nível de confiança que também poderia realmente violar as regras da NBA. Considerando que Russell é um agente livre e não pode concordar legalmente com um contrato com o Suns até 30 de junho, vamos ter que esperar um pouco mais para saber o rumo dessa história.