25 de Agosto de 2023 postado por Renato Campos
Traçar um plano para a transformação de uma equipe em um candidato ao título é uma das tarefas mais desafiadoras para um gerente geral da NBA. No caso do Lakers, esse desafio é acentuado pela necessidade de garantir uma transição harmoniosa quando LeBron James eventualmente se aposentar.
LeBron, atualmente sob contrato até a offseason de 2025, quando vai estar com 40 anos e provavelmente em um estágio de declínio em sua carreira, representa uma peça fundamental na dinâmica da equipe. Ao mesmo passo, Anthony Davis, a outra estrela do time, estendeu recentemente seu contrato, assegurando sua permanência até a temporada 2027-28.
O que se questiona é como o Lakers irá se reestruturar após a provável saída de LeBron em 2025, com o intuito de manter sua competitividade.
Giannis na contramão das decisões do Bucks
Essa semana, depois que Giannis Antetokounmpo declarou que pode não assinar uma extensão de contrato com o Bucks, uma luz acendeu na sala da diretoria em Los Angeles.
De acordo com o NBA Central:
"Giannis Antetokounmpo disse que não assinará uma extensão em Milwaukee no próximo verão se todos não estiverem na mesma página.
'Eu não seria a melhor versão de mim mesmo se não soubesse que todos estão na mesma página, todos estão buscando um campeonato, todos vão sacrificar um tempo longe da família como eu. E se eu não sentir que essas pessoas não estão na mesma página, não vou assinar.'”
Ainda que o Bucks, teoricamente, permaneça como um candidato ao título, uma recente derrota nos playoffs para o Miami Heat na primeira rodada ressaltou algumas fragilidades. Com jogadores chave como Jrue Holiday, Brook Lopez e Khris Middleton avançando na idade, a equipe enfrenta um cenário de envelhecimento do elenco.
Giannis pode encerrar seu contrato exatamente quando LeBron pode deixar o Lakers
A situação de Antetokounmpo chama a atenção. Ele poderá optar por encerrar seu contrato em 2025 ou deixá-lo expirar no ano seguinte. Nesse contexto, ele se apresenta como um alvo atraente para o Lakers, com o objetivo de manter aberta a janela de oportunidade para conquistar outro campeonato nos anos seguintes.
No período em questão, ele terá recém completado 30 anos e, desde que mantenha sua saúde e condicionamento físico, poderá contribuir positivamente por mais alguns anos. Segundo informações do New York Times, Antetokounmpo tem o desejo de jogar pelo menos 20 temporadas na liga.
Histórico do Lakers é de ter grandes estrelas
Considerando a inclinação do Lakers por astros e sua história de buscar jogadores de renome, é plausível supor que Antetokounmpo possa ser uma opção futura para o time. Naturalmente, diversas variáveis podem impactar essa perspectiva e é válido ressaltar que as chances de adquirir um astro desse calibre são bem difíceis.
Entretanto, essa limitação não deve ser motivo para se abster da tentativa. Diante da relevância de manter uma equipe competitiva, explorar a possibilidade de trazer um jogador como Antetokounmpo é uma estratégia que o Lakers não deve descartar.