
28 de Setembro de 2023 postado por Renato Campos
Recentemente, Stephen Curry, o renomado armador do Golden State Warriors, causou um burburinho ao afirmar que ele, e não Magic Johnson, merece o título de maior armador da história da NBA. Curry, com um currículo impressionante que inclui quatro títulos, dois prêmios de MVP da temporada regular e finais, e dois títulos de pontuação, gerou um debate acirrado sobre essa questão. No entanto, muitos argumentam que a carreira de Johnson supera a de Curry em termos de grandeza.
Kareem Abdul-Jabbar, ex-companheiro de equipe de Johnson nos lendários times do Lakers da década de 1980, trouxe uma perspectiva interessante ao debater o tema, ao mencionar que, na sua opinião, nem Curry nem Johnson, mas sim Oscar Robertson, merece o título de maior armador de todos os tempos.
Magic Johnson cita conquistas para afirmar que é melhor que Stephen Curry
O próprio Magic Johnson foi questionado sobre a opinião de Curry nesse acalorado debate, e sua resposta foi cortês e equilibrada. Johnson enfatizou que, para ser considerado o melhor armador de todos os tempos, é necessário avaliar os números e as conquistas de um jogador de forma abrangente. Ele afirmou que se Curry conquistar mais de cinco campeonatos, três MVPs das finais e três MVPs da liga, ele poderá reivindicar esse título. Além disso, Johnson mencionou estatísticas específicas, como liderança em assistências nas finais, duplos-duplos e triplos-duplos nos playoffs da NBA, e roubos de bola nos playoffs como critérios para essa avaliação.
“Bem, os números dizem isso, Zach? Então, se ele conseguiu mais de cinco campeonatos, se ele conseguiu mais de três MVPs das finais e três MVPs da liga, então ele é o maior. Se ele for o número 1 em assistências de todos os tempos nas finais, o número 2 em duplos duplos, o número 1 em triplos duplos de todos os tempos nos Playoffs da NBA, o número 4 em roubos de bola de todos os tempos nos playoffs, se ele conseguiu mais do que esses números, ele é o melhor.”
Dois grandes armadores da história da NBA
Embora a discussão sobre quem é o maior armador da história continue, é indiscutível que Magic Johnson teve um impacto profundo e duradouro na NBA e nos Lakers. Quando Johnson ingressou na equipe em 1979, o Lakers era uma franquia de elite que, no entanto, frequentemente chegava às finais da NBA apenas para sair derrotada. Contudo, Magic liderou a equipe à vitória no campeonato em sua temporada de estreia, e sob sua liderança, o Lakers conquistou cinco títulos em seus primeiros nove anos.
A era conhecida como "Showtime" transformou o Lakers em um símbolo de excelência no basquete.
Além disso, Magic Johnson desempenhou um papel fundamental na revitalização da NBA como um todo. Na década de 1980, a liga enfrentava desafios financeiros e de reputação, mas Magic, juntamente com seu arquirrival Larry Bird, do Boston Celtics, transformou a NBA em um espetáculo imperdível. As icônicas batalhas entre Magic e Bird em três finais da NBA memoráveis na metade da década tiveram um impacto significativo nessa reviravolta.
Embora Stephen Curry e o Warriors tenham contribuído para a evolução do estilo de jogo da liga, o impacto de Magic Johnson vai além, pois ele desempenhou um papel vital na salvação e no crescimento da NBA como a conhecemos hoje.