Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    20 de Setembro de 2023 postado por Renato Campos

    nba_jornalista_compara_lenda_do_lakers_com_victor_wembanyama

    A expectativa dos amantes de basquete em torno do novato Victor Wembanyama é natural, pois todos aguardam ansiosamente para ver se o pivô pode corresponder ao imenso hype que o envolve.

    O pivô do San Antonio Spurs exibe um conjunto de habilidades verdadeiramente único. Ele é capaz de comandar a bola em quadra aberta, converter arremessos até a linha de três pontos, executar jogadas no post e oferecer uma defesa de alto nível no lado oposto da quadra.

    Encontrar um jogador, tanto do passado quanto do presente, para compará-lo é uma tarefa desafiadora. Alguns podem mencionar Ralph Sampson, outro pivô que mostrou grande promessa na década de 1980 antes que lesões crônicas nos joelhos interrompessem prematuramente sua carreira. No entanto, Greg Swartz, do Bleacher Report, acredita que, em termos gerais, a melhor comparação para o talento francês é a lenda do Lakers, Kareem Abdul-Jabbar.

    "Ao buscar um membro do Hall da Fama, Abdul-Jabbar se encaixa melhor no perfil com seu tamanho semelhante, enorme envergadura e capacidade de controlar um jogo em ambas as extremidades da quadra.

    “Abdul-Jabbar não ficava muito longe do corpo de Wembanyama. A menos que ele desenvolva um sky hook, o conjunto de habilidades ofensivas de Wembanyama é visivelmente diferente do de Abdul-Jabbar, é claro.

    “Imagine se alguém do tamanho de Abdul-Jabbar pudesse controlar a bola como um armador, driblar e arremessar três à vontade. Isto é o que Wembanyama pode ser agora.

    “Defensivamente, Abdul-Jabbar liderou a NBA em tocos quatro vezes (e possivelmente mais, visto que essa estatística nem foi registrada em seus primeiros quatro anos na liga), formando 11 times totalmente defensivos no processo. Wembanyama poderia ter um impacto semelhante nesse sentido, já que sua envergadura e sua mobilidade geral causarão estragos nos oponentes de toda a quadra.”

    Wembanyama vai precisar de muito para chegar aos pés de Abdul-Jabbar

    Abdul-Jabbar é considerado um dos maiores pivô da história da NBA, e alguns até argumentam que ele foi o maior jogador de basquete de todos os tempos. Ele detinha o recorde de maior cestinha de todos os tempos da liga até LeBron James superá-lo em fevereiro. Além disso, conquistou um recorde de seis prêmios de MVP da temporada regular, seis títulos (cinco deles com o Lakers) e dois prêmios de MVP das finais da NBA. O pivô também está empatado com James no maior número de aparições em jogos All-Star, com um total de 19.

    Se Wembanyama conseguir se aproximar das realizações de Abdul-Jabbar, o Lakers e o restante da NBA enfrentarão desafios monumentais pelos próximos 10 anos, pelo menos.

    Fala aí!