14 de Outubro de 2023 postado por Renato Campos
O Lakers enfrentou o Warriors pela segunda vez na pré-temporada nesta sexta-feira à noite e o time de San Francisco conquistou sua segunda vitória no duelo, o que pode ter deixado alguns torcedores da Bay Area excessivamente animados com o que está por vir nesta temporada.
O Golden State deve ser uma equipe melhor do que na temporada passada com a adição de Chris Paul. Definitivamente, esta é uma equipe do Warriors que merece respeito, pois conquistou o título há menos de dois anos.
No entanto, o Warriors ainda não está no mesmo nível do Lakers. Independentemente dos resultados da pré-temporada, o Lakers está muito à frente de seus rivais da Califórnia. Se as duas equipes se enfrentassem nos playoffs da NBA, a diferença seria ainda mais acentuada do que na temporada passada.
Vamos analisar os motivos:
Profundidade
Este é o elenco mais profundo que o Lakers montou ao redor de LeBron James. O Lakers está carregado de talento e pode confortavelmente montar uma rotação com 12 ou 13 jogadores.
Isso não é o caso para o Warriors, que gastou tanto dinheiro no topo do elenco que a profundidade do elenco sofre. O quinteto titular é sólido, mas a equipe depende de jogadores como Moses Moody, Jonathan Kuminga, Gary Payton II, Kevon Looney e Dario Saric como opções de profundidade.
CP3 pode ser um sexto homem muito bom, mas com ele existem muitas incógnitas. Isso será mais fácil de administrar nos playoffs da NBA, quando a rotação diminuir, mas, no geral, coloca o Warriors em desvantagem.
O Lakers têm uma defesa melhor
Enquanto o ataque recebe todos os destaques, a defesa ainda ganha campeonatos. Claro, ter um pivô como Nikola Jokic pode ajudar uma equipe a superar uma defesa média, mas na maioria dos casos, a defesa ganha campeonatos.
Os torcedores só precisam voltar para as Finais da NBA de 2022 como o exemplo perfeito. O Warriors e o Celtics foram as duas melhores equipes da liga em classificação defensiva naquela temporada. Embora houvesse muita potência ofensiva em ambos os lados, foi a defesa que os levou ao topo.
O Warriors não tem a mesma potência defensiva. O Warriors deu um passo atrás na temporada passada e ficaram em 17º lugar em classificação defensiva. A equipe deve naturalmente melhorar ao trocar Jordan Poole por CP3, mas esta ainda é, na melhor das hipóteses, uma defesa de nível médio.
Enquanto isso, o Lakers têm muito potencial defensivo e pode realmente dar muito trabalho às equipes quando precisar. Sim, existem falhas como D'Angelo Russell e Christian Wood, mas essas falhas podem ser facilmente corrigidas quando o Lakers precisa se concentrar na defesa.
O Lakers ficou em 11º lugar na classificação defensiva na temporada passada. Isso só vai melhorar.
O Lakers tem mais flexibilidade que o Warriors
As movimentações que Rob Pelinka fez na janela de transferências de 2023 e na offseason deram à equipe algo que ela não tinha nos dois anos anteriores: flexibilidade.
O Lakers pode incluir D'Lo em trocas ou até mesmo elaborar uma negociação grande o suficiente para conseguir uma estrela, se necessário. Existem maneiras de melhorar razoavelmente o elenco. Isso não significa que o Lakers está destinado a fazer movimentações, mas a oportunidade está lá.
O mesmo não pode ser dito para o Warriors, que está preso com o elenco que têm. CP3 não vai gerar nada no mercado de negociações, enquanto Moody e Kuminga perderam grande parte de seu valor. A única maneira real do Warriors melhorar é no mercado de compras. E mesmo assim, o Lakers terão uma presença mais forte lá.