Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    04 de Novembro de 2023 postado por Renato Campos

    nba_anthony_davis_fala_sobre_estrategia_do_lakers_com_seus_pivos

    Na batalha de Los Angeles contra o Clippers na noite de quarta-feira, o Lakers esteve desfalcado, com quatro jogadores de rotação ausentes. Essa situação levou o técnico Darvin Ham a utilizar apenas oito jogadores durante o jogo, dos quais três eram pivôs: Anthony Davis, Christian Wood e Jaxson Hayes.

    Ultimamente, o Lakers têm optado por escalações mais altas, especialmente com Davis e Wood, e na noite de quarta-feira, com as opções reduzidas, Darvin Ham manteve pelo menos dois jogadores de garrafão em quadra na maior parte do tempo. Davis vê essa abordagem como positiva para a equipe.

    “Acredito que nos beneficia nos dois lados da quadra,” afirmou Davis após a vitória do Lakers na prorrogação. “Ofensivamente, a disposição em quadra com a capacidade de C-Wood arremessar de longa distância não me obriga a estar sempre envolvido em bloqueios e corta-luzes, ele também pode fazer isso e eu abrir o espaço ou jogar na posição de 'dunker'. O mesmo vale para Jaxson; agora eu posso me abrir e jogar pelo perímetro enquanto ele faz os bloqueios. Isso também nos dá mais chances para rebotes ofensivos.

    “Defensivamente, ajuda no rebote. Quando jogo como 'cinco' e o LeBron como 'quatro', especialmente quando tenho que sair para o perímetro e trocar de marcação, LeBron acaba contra um jogador de garrafão e ficamos pequenos, o que nos prejudicou em alguns jogos. Quando C-Wood ou Jaxson estão em jogo, conseguimos mais rebotes e partimos para o contra-ataque.”

    Proteger o garrafão tem sido um dos maiores problemas do Lakers nesta temporada

    Limpar o garrafão tem sido um dos maiores problemas do Lakers nesta temporada, sofrendo com muitos pontos de segunda chance concedidos. Contra o Clippers, o Lakers ainda permitiu 12 rebotes ofensivos, mas limitou os adversários a apenas 10 pontos de segunda chance. Tanto Davis quanto Wood conseguiram mais de 10 rebotes, e Davis adicionou quatro tocos, com Wood e Hayes também contribuindo com alguns.

    Davis acredita que a estratégia do Lakers de apostar na altura com qualquer combinação dele, Wood e Hayes, permite à equipe proteger melhor o aro, dominar nos rebotes e acelerar o jogo em transição.

    “Queremos pegar o rebote, permitir apenas um arremesso e partir para o ataque,” acrescentou Davis. “Todos nós podemos conduzir a bola ou correr bem pela quadra. Estamos defendendo o aro, bloqueando arremessos. Estamos em toda parte. E quando você adiciona jogadores como Bron e TP, ou Bron e Cam, Bron e Austin, você tem ainda mais envergadura e tamanho em quadra, o que nos permite trocar a marcação do 1 ao 5 ou do 2 ao 5 e simplesmente causar estragos na defesa adversária.

    “É uma boa escalação. Não tenho certeza de quantas vezes recorreremos a isso, especialmente com os três de nós em quadra, mas já vimos em momentos que pode ser eficaz para nós.”

    Ter todos os três em quadra provavelmente não acontecerá com frequência, a não ser que haja circunstâncias extraordinárias. Mas os três são suficientemente distintos para que qualquer combinação entre eles possa funcionar bem junta e dar ao Lakers o tamanho que precisa em quadra.

    Fala aí!