15 de Novembro de 2023 postado por Renato Campos
Desde que Anthony Davis se juntou ao Lakers em 2019, uma das questões que Rob Pelinka e a organização tiveram que responder é quem jogaria ao lado dele.
Às vezes, isso significou trazer um pivô para que Davis pudesse jogar em sua posição preferida de ala-pivô, como fizeram com a adição de DeAndre Jordan em 2021. Ou eles adicionaram profundidade com um grande jogador em um papel limitado, como JaVale McGee em 2020.
Nesta temporada, a solução do Lakers foi trazer Christian Wood com um contrato mínimo de veterano e Jaxson Hayes, um jogador saindo de seu contrato de novato e procurando provar qualidade.
Em ambos os casos, o Lakers parece ter acertado em cheio.
Wood se destacou ao dar ao Lakers um grande jogador que pode expandir o jogo, acertando 36% dos arremessos de três pontos. Isso é particularmente valioso dado o desejo do técnico Darvin Ham de jogar um basquete mais aberto.
No entanto, foi Hayes que Davis destacou após a vitória de terça-feira contra o Memphis Grizzlies.
"A presença dele perto do aro bloqueando arremessos e depois sua incrível habilidade atlética de correr pela quadra, a maioria dos caras do tamanho dele não está fazendo o que ele está fazendo", disse Davis. "Estamos felizes em tê-lo."
As estatísticas de Hayes confirmam o elogio de Davis
Hayes está marcando com alta eficiência, acertando 60% dos arremessos e trabalhando defensivamente, bloqueando 1.3 arremessos por jogo e ainda com um roubo de bola por noite.
"Ele pula muito mais alto do que eu, então você só precisa jogar a bola para o alto. É isso que tento dizer aos nossos armadores, 'Apenas jogue. Nós vamos te salvar.' Obviamente, conseguimos ficar atrás da defesa muitas vezes e eles conseguem jogar a bola para cima e nosso trabalho é pegar e finalizar, pegar e descer para fazer uma jogada ou o que for. Sua habilidade de ficar atrás da defesa, sua capacidade de pular, apenas facilita para nós jogarmos a bola para cima e ele ir buscá-la."
Se Davis diz que você pula muito mais alto do que ele, seu atletismo deve ser incrível. Hayes realmente tem o impulso e a elasticidade que só a juventude pode alcançar e demonstrou isso.
Se Hayes continuar sendo a 'estrela em seu papel', talvez ele possa seguir a trajetória de carreira de Davis à risca e ir do New Orleans Pelicans para ganhar um título em sua primeira temporada como um Laker.