11 de Novembro de 2023 postado por Renato Campos
Austin Reaves teve uma mudança de papel na sexta-feira, saindo do banco para ajudar o Lakers a vencer o Phoenix Suns por 122-119 no primeiro jogo da Copa da NBA do time.
Reaves marcou 15 pontos, deu sete assistências e jogou por 35 minutos. Embora passar de titular para reserva seja visto como uma despromoção pela torcida em geral, o técnico Darvin Ham não pensou assim e elogiou Reaves, comparando-o ao membro do Hall da Fama Manu Ginobili.
"Quando eu disse a ele o que estava pensando, conversei com minha equipe sobre isso e todos concordaram que precisávamos mudar um pouco as coisas", disse Ham em sua coletiva de imprensa pós-jogo. "Em primeiro lugar, não foi uma despromoção para Austin, foi apenas um realinhamento. Se alguém se lembra daquelas grandes equipes de San Antonio, todo mundo sabia que Manu era um titular. Mas às vezes, para equilibrar seu time, você tem que colocar um jogador da magnitude dele em um papel de reserva, para que agora, quando os titulares vão descansar, você não caia completamente. Você tem equilíbrio na segunda unidade. Com a profundidade que temos e ele liderando a carga e tendo a chance de comandar a situação ofensivamente, ter a bola nas mãos e poder fazer jogadas... é lindo. Ele ainda jogou 35 minutos e isso foi o que conversamos. Seus minutos não iriam diminuir e ele iria terminar o jogo para nós. É apenas uma diferença entre começar e não começar no início. Ele foi fenomenal hoje. Enorme na reta final."
Ham fez o mesmo com Westbrook na temporada passada
É interessante notar Ham dizendo que não foi uma "despromoção", mas um "realinhamento", pois é exatamente a mesma frase que ele usou ao se referir a Russell Westbrook passando de titular para reserva na temporada passada do Lakers.
Agora, embora isso não signifique que Reaves seguirá a trajetória de Westbrook e passará de titular para reserva e depois ser trocado perto do prazo final por um ativo melhor, é interessante que a conversa do técnico seja idêntica.
Como Ham mencionou, Reaves jogou bem, e quando o Lakers precisou vencer, Reaves foi fundamental para fechar o jogo contra Phoenix. Se ele será tão eficiente e valioso quanto Ginobili ainda não sabemos, mas toda grande equipe tem jogadores que devem se sacrificar pelo bem maior.
Michael Cooper desempenhou esse papel pelo Lakers Showtime, e Lamar Odom fez o mesmo pelas equipes de Kobe Bryant/Pau Gasol. Talvez esse será o papel de Reaves neste time. Ou talvez tenha sido apenas um experimento passageiro para ajudar a iniciar uma equipe que estava em uma série de três derrotas procurando respostas.
De qualquer forma, enquanto Reaves for um Laker, ele desempenhará um grande papel no sucesso da equipe. Se Reaves continuar a melhorar, pode desbloquear todo o potencial do Lakers e colocar o time na trajetória para um título. Algo que Reaves reconheceu publicamente como um objetivo seu. Se ele regredir, isso torna as coisas mais difíceis para Ham e a equipe pode ser forçada a fazer mudanças drásticas novamente no inverno para melhorar o elenco.