Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    01 de Novembro de 2023 postado por Renato Campos

    nba_o_lakers_abandonou_o_seu_plano_estrategico_com_lebron_james

    Na estreia do Lakers contra o Denver Nuggets, LeBron não deu show e o que mais chamou atenção foi seus 29 minutos em quadra, um tempo consideravelmente baixo para os padrões do jogador, mas parte de uma estratégia do Lakers para mantê-lo em condição física ideal para sua 21ª temporada na liga.

    Esse plano durou apenas um jogo. Já na segunda partida, o técnico Darvin Ham aumentou o tempo de quadra de LeBron para 35 minutos, incluindo os 12 minutos do último período, percebendo (talvez corretamente) que a equipe sofria muito sem sua presença em quadra. O Lakers venceu por 22 pontos nos minutos que ele jogou, e perderam por 17 nos 13 minutos que ele descansou.

    "O técnico Ham me perguntou se eu podia jogar o quarto inteiro, e eu olhei para o relógio, o placar e a situação do jogo, e foi uma resposta fácil para mim", disse James aos repórteres depois do jogo. "Eu sei o quanto trabalhei para ser capaz de jogar quartos inteiros ou o que for necessário. Entendo que temos um sistema, mas a noite pedia para eu sair do script."

    LeBron jogou 39 minutos na derrota para o Kings

    Três noites depois, o Lakers mais uma vez desviou do plano inicial e colocou James para jogar 39 minutos na derrota na prorrogação para o Sacramento Kings. LeBron teve uma atuação de 27 pontos, 15 rebotes e oito assistências, indicando que Ham talvez sentisse que o Lakers não teria chances sem ele.

    "Com ele [LeBron], é fácil se deixar levar pela emoção... mas para que ele seja o mais eficaz possível, temos que estar atentos à sua carga de minutos e à duração dos seus períodos em quadra", explicou Ham após o jogo de estreia.

    LeBron jogou 33 minutos em partida back-to-back

    Ao menos Ham reduziu o tempo de jogo de James para 33 minutos na quarta partida, mas mesmo isso gerou várias dúvidas, considerando que essa partida foi de jogos consecutivos, seguindo um confronto com prorrogação. 

    Assim, em duas noites, James, que completa 39 anos em dezembro, acumulou 72 minutos contra equipes jovens e competitivas. Parece que o plano de controle de minutos já foi abandonado.

    E isso não pode ser assim. Não se o Lakers espera ter algum sucesso nos playoffs.

    LeBron tem média de 35,6 minutos por jogo esta temporada

    O Lakers corre um risco real de desgastar James. Desde a estreia monitorada, ele tem média de 35,6 minutos em três partidas. Esse é um número que ele só superou em uma de suas últimas cinco temporadas.

    Sua carreira pode até se assemelhar à de um ciborgue jogando basquete, mas ele ainda é humano. LeBron já soma mais de 54.000 minutos em temporadas regulares na sua carreira. E está a menos de dois meses de completar 39 anos.

    Ele precisa ter seus minutos gerenciados de alguma forma. A estratégia mais recente, parece, é tentar lembrar de mantê-lo fora da quadra no início do jogo, já que Ham claramente não gosta das opções que tem no quarto período sem ele.

    Lakers vai manter sua estratégia com LeBron

    Será que o Lakers vai manter essa estratégia? Reduzir um ou dois minutos por noite do seu total faria alguma diferença se ele está indo com tudo em trechos significativos de cada último período?

    O objetivo, lembre-se, é simplesmente levá-lo à linha de chegada. Com mais de 20 ausências em cada uma das últimas três temporadas, isso não é algo que possa acontecer automaticamente. 

    O elenco de apoio precisa jogar melhor, para que Ham possa confiar que eles vão segurar as pontas sem James. No entanto, Ham não pode simplesmente abandonar o plano para buscar vitórias na temporada regular. Se o Lakers se mantiver competitivo, isso pode ser suficiente para uma equipe veterana como essa ainda fazer barulho nos playoffs.

    Na última temporada, o Lakers teve que participar do play-in para conseguir a sétima colocação, mas uma vez garantido seu lugar nos playoffs, o time avançou até as finais da Conferência Oeste. Enquanto mantiverem James bem, um resultado semelhante pode estar nos planos, mas eles não podem desgastá-lo tão cedo.

    Fala aí!