O treinador do Lakers, Darvin Ham, fez uma alteração em sua formação titular, retirando o armador D'Angelo Russell e incluindo o ala especialista em defesa Jarred Vanderbilt.
Isso pareceu funcionar no sábado, quando o Lakers derrotou o Oklahoma City Thunder por 129-120. No entanto, contra o Boston Celtics no Dia de Natal, o time ficou atrás por uma grande margem no início, e embora tenha reagido no terceiro período conquistando uma breve liderança, não teve energia suficiente para sustentar o placar.
O Lakers perdeu por 11 pontos, e sua nova formação titular tem enfrentado dificuldades ofensivas de acordo com várias métricas.
Ham falou sobre o que certos jogadores precisam fazer para ajudar a equipe a se tornar mais eficiente no ataque e vencer times acima da média na NBA.
"Se eles estão tentando fazer uma jogada com Cam [Reddish], então vá lá e arremesse com confiança ou aproveite o espaço em uma infiltração, colapse a defesa quando ele entrar no garrafão e tente encontrar o homem livre.
"A mesma coisa com o Vando. Se a bola chegar até ele, você não pode segurá-la e ficar confuso, você tem que avançar para a próxima ação, dê um passe rápido para seus companheiros, ou, se um arremesso for feito e eles o deixarem livre, vá buscar o rebote ofensivo para nos dar algumas posses extras. Então, mais uma vez, é jogar rápido. Tentar estar em ritmo na tomada de decisões e fazer as jogadas com intensidade."
Embora o Lakers esteja em oitavo lugar em classificação defensiva em dezembro, o time está apenas em 21º lugar em classificação ofensiva durante o mesmo período. Curiosamente, o Lakers está em 11º lugar em porcentagem de arremessos de três pontos em dezembro, mas frequentemente têm enfrentado dificuldades para marcar pontos suficientes para derrotar times de qualidade.