30 de Janeiro de 2024 postado por Renato Campos
Nos últimos dois anos, Dillon Brooks, primeiro com o Memphis Grizzlies e agora com o Houston Rockets, se tornou um dos maiores vilões da NBA. Diferente de alguns que foram rotulados como vilões, Brooks realmente gosta de desempenhar esse papel.
O Lakers teve uma visão próxima e pessoal de Brooks e suas táticas na primeira rodada dos playoffs, quando ele confrontou LeBron James mais de uma vez, não apenas verbalmente, mas também fisicamente. Na segunda-feira, o Lakers jogou contra ele novamente, e desta vez, ele escolheu Jarred Vanderbilt como alvo.
No início do segundo período, ele cometeu uma falta em Vanderbilt durante uma enterrada, e momentos depois, fez contato com Vanderbilt novamente. O ala do Lakers reagiu empurrando Brooks, o que lhe rendeu uma falta técnica, e logo em seguida, tocou a cabeça de Brooks, o que resultou na expulsão do jogador do Lakers.
Anthony Davis apoiou Vanderbilt - ele disse após o jogo que toda a troca de agressões foi culpa de Brooks.
"Ele estava indo para uma enterrada e Brooks simplesmente o empurrou pelas costas", disse Davis. "Não é uma jogada segura. As pessoas se machucam assim. E você tem que saber que tipo de jogador Brooks é. Os árbitros meio que permitiram que isso continuasse e Brooks provocou isso. Ele fala e diz o que quer para os árbitros, para os jogadores, e no final do dia, somos homens. Nenhum homem vai falar com outro homem da maneira como ele estava falando com o Vando. Então, Vando fez o que precisava fazer."
Davis até achou que Brooks deveria ter sido expulso por sua falta dura em Vanderbilt.
"Quer dizer, você recebe uma falta dura", disse Davis. "Isso faz parte do basquete, mas você simplesmente não vai empurrar alguém descaradamente pelas costas quando ele não tem controle sobre o corpo e está no ar. E ele deveria ter sido expulso por isso. E então, você sabe, ele e o Bron têm o embate deles, e pelo que vi, foi apenas um golpe flagrante no rosto de LeBron."
Brooks também se envolveu em lance com LeBron
Após o lance com Vando, Brooks recebeu uma falta flagrante por atingir o rosto de James que Davis mencionou. Mas sua falta inicial em Vanderbilt foi mantida como uma falta comum depois que os árbitros iniciaram uma revisão.
Darvin Ham concordou com Davis
Após o jogo, o treinador do Lakers, Darvin Ham, ecoou o sentimento de Davis sugerindo que Brooks deveria ter sido expulso por qualquer uma de suas faltas duras em Vanderbilt e James.
"Ser competitivo é uma coisa", disse Ham. "Mas... colocar jogadores em risco de lesões com certas jogadas - acabei de assistir novamente no vídeo antes de vir aqui, Brooks empurra ele pelas costas, um cara que está no ar. No ar, indefeso. Então, a jogada do Bron, o Bron vai para a cesta e é um movimento duplo com os braços. Um braço tentando desviar a bola e ela volta e depois vai pelo rosto.
"Então talvez Dillon Brooks não devesse estar no jogo também."
James também foi questionado sobre Brooks após o jogo, mas James se recusou a comentar.