Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    13 de Janeiro de 2024 postado por Renato Campos

    estatistica_mostra_um_grave_problema_do_lakers_nesta_temporada_da_nba

    Quase na metade de sua temporada, o Lakers tem uma campanha de apenas 19-20 e está na 10ª posição na Conferência Oeste. Apesar de iniciar uma sequência intensa de jogos em casa neste mês, o time perdeu três dos últimos cinco jogos, todos realizados na Crypto Arena.

    O que torna seus problemas confusos é o fato de LeBron James e Anthony Davis estarem jogando em alto nível durante quase toda a temporada até agora. Além disso, eles estão entre os 10 primeiros em porcentagem de arremessos de quadra, assistências, tentativas de lance livre, pontos no garrafão e pontos em contra-ataques por jogo.

    Então, por que o Lakers está apenas em 19º em pontos por jogo e em 23º em classificação ofensiva? Simplesmente, a equipe é péssima em acertar arremessos de 3 pontos, e isso vai além do fato de estar em 22º na porcentagem de acertos de 3 pontos.

    Uma análise mais profunda das estatísticas é preocupante

    Não apenas o Lakers tem sido muito ruim em converter arremessos de longa distância, mas também o time acaba não tentando muitos. Na verdade, ocupam a última posição na liga em tentativas de três pontos por jogo.

    Mas a situação fica ainda pior do que isso.

    Em uma excelente análise aprofundada no ESPN, Chris Herring apontou algumas estatísticas detalhadas que expõem completamente a ineptidão do Lakers de fora do perímetro.

    "Apenas o Detroit Pistons - sim, a equipe que acabou de igualar o recorde da NBA com 28 derrotas consecutivas - está tentando menos arremessos de três pontos por jogo (10,5) do que o Lakers (10,8). Mesmo com as adições dos alas Taurean Prince e Christian Wood, o Lakers tem a segunda menor quantidade de tentativas de três pontos sem marcação da NBA a cada jogo."

    Houve muitos jogos que o Lakers perdeu nesta temporada principalmente porque foi amplamente superado da linha de três pontos. Até mesmo houve jogos em que isso aconteceu mesmo quando o time teve uma boa ou ótima porcentagem de acertos dessa distância.

    Muitos criticaram o técnico Darvin Ham pela falta de movimento e imaginação que o Lakers têm mostrado em seu jogo ofensivo. Mas, como Herring ilustrou, isso é apenas parte do problema.

    "E mesmo quando conseguem oportunidades abertas, raramente as convertem. O Lakers está acertando apenas 27% de seus arremessos de três não contestados nesta temporada, uma marca que seria a pior da NBA na última década, segundo dados da Second Spectrum."

    Embora Prince tenha sido tão bom arremessador de três pontos como foi no passado e Wood tenha mostrado sinais de estar voltando a ser esse tipo de jogador ultimamente, o Lakers carece de outras ameaças consistentes de longa distância.

    Jogadores que foram bem na última temporada, caíram de produção

    Austin Reaves, que acertou quase 40% de seus arremessos de três pontos na temporada passada, está com apenas 34,3% nesta temporada. O armador D'Angelo Russell está com uma porcentagem muito boa de 38,5% de longa distância, mas ele tende a ser irregular, e ele esteve mal na maior parte de dezembro, o que possivelmente o levou a ser colocado no banco.

    LeBron James está acertando 38,9% de suas tentativas de três pontos nesta temporada, o que representa uma melhoria significativa em relação à temporada passada. No entanto, ele sempre precisou de jogadores não estrelas ao seu redor que convertessem esses arremessos de maneira consistente, e ele não tem o suficiente disso agora.

    Além disso, ele pode estar começando a perder o ritmo - ele acertou apenas 25,9% de seus arremessos de longa distância nos últimos cinco jogos, e em dois desses cinco confrontos, ele não conseguiu converter um único arremesso de três pontos.

    Fala aí!