Os Lakers não parecem estar muito confiantes na volta de Jarred Vanderbilt de uma lesão no pé nesta temporada.
Há "algum pessimismo interno em relação ao potencial retorno de Vanderbilt à escalação", de acordo com Jovan Buha do The Athletic.
"Antes do anúncio de que ele seria reavaliado em três a quatro semanas, fontes da equipe acreditavam que ele estava caminhando para encerrar a temporada," acrescentou Buha.
Adrian Wojnarowski da ESPN relatou na semana passada que Vanderbilt ficaria afastado por "várias semanas" com a lesão no pé e que ele poderia ficar fora das quadras por mais tempo após a conclusão de uma avaliação mais detalhada.
Vanderbilt machucou o pé no segundo quarto da vitória por 114-105 sobre o Boston Celtics no dia 1º de fevereiro. Ele roubou a bola de Jayson Tatum e correu pela quadra para evitar que a bola saísse pela lateral antes de sair mancando.
Vando ainda pode passar por uma cirurgia
Embora Vanderbilt tenha evitado a cirurgia até o momento, o gerente geral dos Lakers, Rob Pelinka, reiterou que um procedimento para encerrar a temporada ainda está em consideração para o veterano.
"Até que uma lesão esteja curada e o jogador esteja de volta, você está sempre no processo de avaliação para descobrir o que será necessário para que um jogador fique saudável e volte à quadra," disse Pelinka, segundo Buha. "Eu diria apenas que estamos esperançosos de que possamos ter o Jarred de volta saudável e em quadra sem cirurgia, mas nunca se sabe. O tempo dirá. Mas certamente é nossa esperança."
A lesão é um golpe difícil tanto para Vanderbilt quanto para os Lakers. Ele não fez sua estreia na temporada até dezembro devido a bursite no calcanhar esquerdo e emergiu como uma figura importante na rotação de Darvin Ham desde então.
Antes de ficar fora, Vanderbilt estava com médias de 5,2 pontos, 4,8 rebotes, 1,2 assistências e 1,2 roubos de bola, com 51,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 29,6% de aproveitamento de longa distância em 29 jogos.
Com os Lakers ainda na disputa por uma vaga nos playoffs, ocupando o nono lugar na Conferência Oeste com uma campanha de 27-26, ter Vanderbilt de volta à escalação seria um grande impulso para a corrida aos playoffs da equipe.
Se em algum momento os Lakers estiverem fora da disputa pelos playoffs, talvez a equipe mantenha Vanderbilt fora pelo resto do ano para tê-lo completamente saudável para a temporada de 2024-25.