18 de Fevereiro de 2024 postado por Renato Campos
Não seria uma temporada do Lakers se não tivéssemos perguntas sobre o futuro de LeBron James, especialmente em um ano de fim de contrato. E desta vez parece ter mais possibilidades do que nunca, após a tentativa de negociação do Warriors, mesmo que tenha sido rapidamente descartada pelo Lakers, LeBron e Rich Paul.
Muita do que se fala sobre seu futuro vem de seu desejo de jogar com seu filho mais velho, Bronny. Há uma maneira muito clara e óbvia para o Lakers eliminar essa incerteza sobre o futuro de LeBron: selecionar Bronny no draft.
A missão do Lakers não é tão simples
Isso não é tão simples quanto parece, porém. Devido ao susto com sua saúde durante a última offseason, seu início de temporada só ocorreu em dezembro. Aliado a uma perspectiva de draft já incerta após sua temporada de calouro, não está claro onde ele se encaixa como prospecto pouco mais de dois meses em sua carreira universitária.
Enquanto isso, o Lakers não têm garantia de ter uma escolha de primeira rodada e a escolha de segunda rodada que possui, cortesia do Clippers, provavelmente só virá no final do draft. Ainda assim, isso não impede de explorar a ideia de selecionar Bronny, como relatado em um artigo recente no The Athletic por Sam Amick, Anthony Slater e Jovan Buha.
"O Lakers, de acordo com uma fonte de alto escalão da equipe, também está disposto a explorar a possibilidade de adicionar Bronny James na próxima temporada. Essa posição, disse a fonte, tem raízes na realidade de que a felicidade de James realmente importa para a organização. Eles potencialmente terão sua escolha de primeira rodada de 2024 (dependendo se o New Orleans Pelicans, como parte da troca envolvendo Davis, decidir receber essa escolha ou adiá-la para 2025) e têm duas escolhas de segunda rodada que poderiam ajudar nesse sentido (a do Clippers e a menos favorável das escolhas do Grizzlies e Wizards)."
Em que posição Bronny James pode ser selecionado?
Como observado, o relatório de recrutamento de Bronny até agora é bastante incompleto. No mês passado, Jonathan Givony, do DraftExpress, forneceu uma atualização sobre Bronny após não tê-lo selecionado em seu mock draft de duas rodadas.
"Um mês em sua carreira universitária, James ainda está se adaptando na USC, tendo algumas performances ofensivas fortes (15 pontos em 20 minutos contra Oregon State) e algumas mais fracas (dois pontos contra Stanford, zero pontos contra Washington State), pois ele não é o tipo de jogador que consistentemente carregará uma equipe com sua pontuação. James tem muito espaço para crescer como manipulador de bola para se tornar mais um armador do que um ala defensivo. Ser mais agressivo e ter mais eficiência de pontuação faria de James um candidato mais claro para o draft deste ano, e não está claro qual será sua perspectiva se ele não se destacar nos próximos meses."
Bronny realmente vai se declarar para o Draft da NBA?
Parece ser uma questão genuína se Bronny vai se declarar para o draft após esta temporada. Ter uma temporada regular totalmente saudável e mais um ano de desenvolvimento poderia abrir mais caminhos para ele.
Ao mesmo tempo, a classe do draft da NBA de 2024 parece ser relativamente fraca. Seria necessário um salto notável para ele se destacar em uma potencialmente mais forte classe de draft da NBA de 2025.
Há muitas peças em movimento, mas o sempre estratégico Rob Pelinka e a diretoria do Lakers certamente estão esgotando todas as possibilidades, sem dúvida.