04 de Março de 2024 postado por Antonio Collar
Depois de perder a terceira partida para o Denver Nuggets na temporada, a oitava consecutiva contra o time do Colorado, o Los Angeles Lakers volta à quadra nesta segunda-feira (4). O adversário da noite será o Oklahoma City Thunder, atual líder da Conferência Oeste, que no domingo foi a Phoenix e bateu os Suns por 118 a 110.
O duelo na Crypto Arena marcará também o início de uma sequência de compromissos contra oponentes que estão na parte de cima da tabela de classificação. Até o final da semana, os Lakers enfrentarão o Sacramento Kings (na madrugada de quarta para quinta-feira), o Milwaukee Bucks (de sexta para sábado) e o Minnesota Timberwolves (domingo).
Todos estes ocupam hoje posições que os garantiriam de forma direta nos Playoffs. Os três aparecem entre os dois primeiros colocados de suas conferências e venceram sete dos últimos 10 jogos. Atualmente na 10ª colocação, a equipe de Darvin Ham tem uma vantagem confortável de 5.5 vitórias sobre o Utah Jazz, mas não tem tempo a perder se ainda quiser ganhar posições até abril.
Lakers e a força contra os candidatos ao título
Até o encerramento da temporada regular, o Los Angeles Lakers ainda entrará em quadra 20 vezes. De acordo com o site Tankathon, que mede a dificuldade no calendário dos 30 times, os angelinos têm o quinto caminho mais difícil a ser percorrido. A previsão é feita de acordo com o aproveitamento dos adversários restantes.
Até lá, as principais pedreiras devem ser os três já citados, sendo Wolves e Bucks duas vezes cada, além de Cleveland Cavaliers e New Orleans Pelicans. Pelos números gerais, o Tankathon também aponta o Philadelphia 76ers como um dos mais difíceis, mas o algoritmo desconsidera, por exemplo, a lesão de Joel Embiid e o aproveitamento de apenas 50% nas últimas 10 rodadas.
Se para a maioria das equipes este cenário seria de causar calafrios, para os Lakers talvez seja a sequência que faltava para uma possível virada de chave na busca por uma vaga direta na próxima pós-temporada. Contra os seis primeiros colocados do Oeste, o time de L.A leva vantagem sobre quatro.
Foram duas vitórias em três encontros com o Thunder, adversário desta noite, por exemplo. Diante dos Clippers, a série na temporada regular terminou com vitória de 3 a 1. Ainda superou o Phoenix Suns (3 a 2) e tem vantagem parcial sobre os Pelicans (2 a 1). Nuggets (0 a 3) e Timberwoolves (0 a 2) foram os que mais deram problemas até agora. Em uma das derrotas para os Wolves, porém, LeBron James foi desfalque. Na outra, dia do seu aniversário de 39 anos, ele acertou o arremesso que mandaria o jogo para a prorrogação, mas a arbitragem validou como uma tentativa para dois pontos, decisão bastante polêmica.
Além do bom retrospecto contra os que estão na parte de cima, outro elemento que pode ser decisivo neste momento é o fator local. Os quatro próximos compromissos serão dentro de casa, e os oponentes mais bem colocados que a equipe enfrentará na estrada até abril são Milwaukee Bucks e New Orleans Pelicans. No caso dos Pelicans, a partida será a última da temporada regular, quando é possível que as situações de ambos os lados já estejam definidas.
Jogando em seu ginásio, os Lakers têm um aproveitamento de 64%, com 21 vitórias e 10 derrotas. Quando atua fora, o número despenca para 38%, com apenas 12 vitórias e 19 derrotas. Dos 20 embates que restam, 11 serão como mandante.
Dos nove jogos que Los Angeles ainda fará como visitante, seis aparecem entre as partidas mais fáceis segundo a métrica do Tankathon. Destes, apenas o Atlanta Hawks (10º na Conferência Leste) aparece em situação de ao menos disputar o Play-in. Os demais são Memphis Grizzlies (13º no Oeste) duas vezes, Brooklyn Nets, Toronto Raptors e Washington Wizards, 11º, 12º e 14º Conferência Leste, respectivamente.
Apesar da virada sofrida para os Nuggets no último sábado, o momento ainda é bom dentro da temporada. Foram oito vitórias nos últimos 12 confrontos, incluindo sobre times como Pelicans, Clippers e Knicks. Esta noite, a equipe liderada por LeBron James e Anthony Davis volta à quadra para dar início a uma sequência tão difícil quanto decisiva. Se mantiver o bom aproveitamento contra os mais fortes e souber se impor diante os que já estão fora da disputa, a vaga direta aos Playoffs pode deixar de ser apenas um sonho.
Os 20 jogos que restam para o Los Angeles Lakers
11 jogos em casa
Oklahoma City Thunder
Sacramento Kings
Milwaukee Bucks
Minnesota Timberwolves (duas vezes)
Golden State Warriors (duas vezes)
Atlanta Hawks
Philadelphia 76ers
Indiana Pacers
Cleveland Cavaliers
9 jogos fora de casa
Kings
Bucks
Grizzlies (duas vezes)
Pacers
Nets
Raptors
Wizards
Pelicans