21 de Abril de 2024 postado por Renato Campos
Antes da bola subir na noite deste sábado entre Lakers e Nuggets pelo jogo 1 da série de primeira rodada dos playoffs da NBA, um dos principais focos para o Lakers era D’Angelo Russell. Tendo jogado tão mal na temporada passada que foi colocado no banco no Jogo 4 das Finais da Conferência Oeste, muitos olhares se voltaram para D’Lo, dada sua importância e bom desempenho nesta temporada.
Infelizmente, a história do último ano se repetiu.
Russell começou a partida de forma intensa, acertando três de seus quatro primeiros arremessos. Para contextualizar, D’Lo acertou apenas 3-12 nos Jogos 3 e 4 combinados na temporada passada.
No entanto, depois do bom começo, Russell acertou apenas três de seus próximos 16 arremessos, terminando com 1-9 da linha de três pontos no geral. Seus 13 pontos podem ter superado sua média da série de playoffs do ano passado contra o Denver, mas ficou aquém do que o Lakers precisava tanto na derrota de sábado quanto para frente nesta série.
Depois do jogo, D'Lo não parecia descontente. Na verdade, foi exatamente o oposto.
"Ótimas oportunidades. Quero dizer, não posso ficar chateado", disse Russell. "Não me lembro da última vez que tive 20 [tentativas de arremesso], então para mim ter 20 boas oportunidades - não 20 boas, provavelmente, cinco ou seis delas foram questionáveis. Eu sei do que sou capaz. Honestamente, estou animado. Estou animado com o que vem pela frente.
"Só sinto que às vezes a bola simplesmente não cai. Eu estava focado em todos os detalhes e nas pequenas coisas para tentar permanecer na quadra defensivamente e coisas assim. Quando você olha para cima, seu arremesso não está caindo. Sem ressentimentos. Não posso ficar chateado com isso. Esteja pronto para o próximo."
Tomara que D'Lo esteja certo...
Neste Jogo 1, pareceu mais uma noite de arremessos instáveis de Russell — que certamente é propenso a eles — do que as dificuldades que ele teve na temporada passada contra o Nuggets, quando Bruce Brown o tirou do jogo. Dê a D’Lo os arremessos que ele teve no sábado em qualquer outra noite e ele poderia facilmente ter marcado mais de 30 pontos.
Talvez o mais encorajador seja que Russell permaneceu confiante mesmo quando seu arremesso não estava caindo. Na temporada passada, em todos os quatro jogos contra Denver nos playoffs, D’Lo tentou apenas 31 arremessos totais.
Os arremessos aconteceram, D’Lo simplesmente não os converteu. Certamente pode haver um aspecto de tudo isso ser o fato de que ele está jogando contra o Nuggets novamente, mas dada sua confiança, é difícil imaginar que isso tenha pesado para ele. Pelo menos neste primeiro jogo.
Companheiros apoiam D'Angelo Russell
Tão importante quanto, é que os companheiros de equipe de Russell ainda têm fé nele.
"Apenas esteja pronto para o Jogo 2", disse Anthony Davis sobre qual seria sua mensagem para Russell. "Não podemos fazer nada sobre isso. Mas você pode fazer algo sobre o Jogo 2. Sabemos o que D’Lo traz para nossa equipe. Ofensivamente, ele pode marcar, arremessar extremamente bem. Só precisa fazer. Não é um jogo de temporada regular onde temos tempo. Estamos perdendo por 0-1.
"Depende dele entrar e nós vamos continuar pregando para continuar a arremessar e jogar como ele vem jogando até este ponto. Acho que ele é um jogador que nunca perde a confiança em si mesmo, mas acho que quando ele vê alguns arremessos entrarem, ele vai ser um jogador diferente."
Russell finalizou...
"Definitivamente não estou frustrado por errar arremessos", disse Russell. "Adorei as oportunidades que tive, então, honestamente, eu realmente quero dizer isso. Estou animado, sabendo que tive as oportunidades que queria, coisas assim."