05 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
O Lakers finalmente demitiu Darvin Ham após uma semana da eliminação dos playoffs da NBA. Agora, a busca por um novo treinador começa novamente e, desta vez, a escolha de um bom nome parece uma missão extremamente difícil.
Na última vez que o Lakers precisou contratar um novo treinador, o nome de Nick Nurse e Doc Rivers era frequentemente associado ao Lakers. Agora, os dois estão com contrato com seus times e, no caso de Doc, talvez ele realmente não seja o nome ideal.
A diretoria vai precisar se virar dessa vez para encontrar um nome ideal para comandar a equipe na próxima temporada.
O Lakers vai tentar buscar um treinador veterano ou vai se arriscar a contratar outro treinador estreante novamente?
As próximas semanas vão ditar como a diretoria conduz sua busca, mas com base em todos os rumores, o site SB Nation fez uma lista interessante de cinco nomes que podem aparecer no radar do Lakers para o comando do time nos próximos anos. Vamos a ela.
Kenny Atkinson e Terry Stotts
Em 2022, a dupla, juntamente com Ham, foram finalistas para o cargo de treinador do Lakers.
Desde então, Atkinson aceitou e depois desistiu da posição de treinador do Hornets antes mesmo de assumir o cargo. Ele permaneceu como assistente do Warriors durante todo esse tempo.
Quanto a Stotts, ele começou esta última temporada como o principal assistente do Bucks antes de também sair no início da temporada.
Ambos ainda estão disponíveis. Atkinson provavelmente chama um pouco mais a atenção do que Stotts, mas nenhum necessariamente é um grande nome.
Mike Budenholzer
No papel, Budenholzer é provavelmente o candidato mais qualificado disponível. Ele tem um título com o Bucks, mas também foi demitido após uma derrota humilhante em uma série de cinco jogos para o Heat nos playoffs.
Seu tempo em Milwaukee sempre foi cercado por rumores de demissão mesmo enquanto o liderou o time para um título.
A maior preocupação aqui é que ele é literalmente a pessoa que ensinou a Ham o que ele sabe. Muitos dos princípios usados por Ham eram princípios de Budenholzer, como deixar os oponentes abertos na linha de 3 pontos e desafiá-los a vencer você.
O Lakers pode justificar demitir Ham apenas para contratar seu mentor?
Phil Handy
Os dois últimos nomes se encaixam no perfil da diretoria ser criativa em sua escolha, pois ambos seriam treinadores estreantes.
Pode ser que não haja ninguém no banco do Lakers mais respeitado pelos jogadores do que Handy. Ele está com o time desde a segunda temporada de LeBron James em Los Angeles.
Em 2022, Handy falou sobre querer se tornar treinador principal. Rumores também surgiram de que se Frank Vogel tivesse sido demitido durante a temporada, Handy teria sido o treinador interino.
O Lakers, no entanto, deu a ele muito pouca consideração em sua última busca por treinador. Não que isso necessariamente deva impactar sua decisão, mas mantê-lo através de uma segunda mudança de treinador também seria muito complicado.
JJ Redick
Esta seria sem dúvida a escolha mais ousada. Redick nunca treinou nenhum time. Mas ele é considerado um "sério candidato" para a posição.
A questão aqui é que qualquer pessoa que tenha assistido ao seu novo podcast com LeBron James saberá o respeito que LeBron tem por ele, o que certamente importa.
Ele é alguém que tem muita experiência na liga como jogador, é muito inteligente e está totalmente envolvido em análises. Qualquer ex-jogador vai se relacionar melhor com o time no vestiário, mas ele pode se sair bem em termos de planejamento, ajustes durante o jogo e outros aspectos de ser treinador?
Se você fosse contratá-lo, a comissão técnica teria que ser extremamente qualificada.
Mas será que o Lakers vai querer correr esse risco, com a janela de título com LeBron e Davis chegando ao fim?
Veremos...