29 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
Os playoffs da NBA deste ano foram certamente interessantes e até imprevisíveis. Muitos achavam que o Denver Nuggets, atual campeão, era o favorito para repetir o título, mas o time acabou sendo eliminado na segunda rodada pelo Minnesota Timberwolves.
Justamente quando parecia que o Timberwolves estava amadurecendo e se tornando um candidato legítimo, o time se vê hoje em uma situação complicada perdendo por 3-1 nas Finais da Conferência Oeste contra o Dallas Mavericks.
Por outro lado, Stephen Curry nem esteve presente aos playoffs deste ano, enquanto LeBron James e o Lakers foram eliminados na primeira rodada.
Rich Paul, agente de LeBron, poderia acreditar que o fato do quatro vezes MVP estar fora da pós-temporada tão cedo seria ruim para a NBA. Mas Paul na verdade acha que isso tem um lado positivo, pois o fato permite que estrelas mais jovens se destaquem.
Ele fez essa observação durante uma entrevista com Chris Haynes.
“Olha, você não pode tirar nada de ‘Bron e Steph. Eles conquistaram o direito de estar no centro das atenções. Eles não foram colocados no centro das atenções por causa de sua aparência; eles foram colocados no centro das atenções por causa de sua produção. Eles venceram. Foram quatro anos seguidos de finais entre Golden State e Cleveland.
“Então a liga precisa disso, mas a liga também precisa de novos rostos. LeBron foi para oito finais consecutivas e 10 em 21 anos, o que é incrível. Steph tem quatro anéis e transformou uma franquia que estava na loteria todos os anos. Você precisa dessas histórias, mas também precisa de novas histórias. Esse é o equilíbrio. Novas rivalidades serão estabelecidas.”
A hora e a vez das estrelas mais jovens
Anthony Edwards, do Timberwolves, mostrou o potencial para seguir os passos de Michael Jordan e da lenda do Lakers, Kobe Bryant. Enquanto isso, Luka Doncic está levando as coisas a outro nível, enquanto seu companheiro de equipe Kyrie Irving parece estar afastando seus demônios pessoais.
Como o nome de uma famosa música do Journey diz, a roda no céu continua girando. A NBA está certamente em boas mãos com estrelas veteranas jovens como Doncic liderando o caminho, enquanto estrelas ainda mais jovens como Edwards e o novato Victor Wembanyama estão crescendo rapidamente.