09 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
Existem algumas maneiras diferentes de analisar a eliminação do Lakers na primeira rodada dos playoffs para o Denver Nuggets.
Por um lado, o time perdeu em cinco jogos e teve grandes problemas para pontuar o suficiente no segundo tempo de cada jogo.
Mas enquanto se pode concluir que o Nuggets é definitivamente um time melhor, há outra maneira de olhar as coisas.
O Lakers teve uma liderança considerável em cada um dos cinco jogos disputados e perdeu dois jogos com arremessos no estouro do cronômetro de Jamal Murray. Se tivesse jogado um pouco melhor no final dos jogos, talvez a série estivesse empatada em 2-2 após quatro jogos, e talvez o Lakers pudesse até ter vencido.
Esse é o pensamento de LeBron James ao refletir sobre o que deu errado na série durante seu podcast "Mind the Game" com seu parceiro JJ Redick:
"Onde estou emocionalmente agora? Honestamente, não sei. Não faço ideia de onde estou emocionalmente agora. Obviamente, enfrentar os campeões na primeira rodada sempre será um desafio difícil, sabíamos disso. Mas tivemos tantas oportunidades. E perder em cinco, duas delas com arremessos no estouro do cronômetro do Jamal e sua grandeza, mas tivemos tantas oportunidades.
"Obviamente, estar 20 pontos à frente no Jogo 2 fora de casa e perder aquele jogo. Tendo tantas oportunidades em outros jogos, você apenas sente que, uma jogada aqui, uma jogada ali, poderia ter feito uma diferença enorme. Mas quando você está jogando contra um time assim, não tem margem para erros e acredito que cometemos muitos erros em alguns dos jogos. Vi uma estatística louca sobre os minutos em que estávamos liderando na série, em comparação com as derrotas na série. Mas ambos sabemos que isso é um pouco de ilusão porque a maioria dos jogos dos playoffs se resume a uma ou duas, três ou quatro posses de bola e se você não consegue capitalizar essas posses ou fazer jogadas durante essas posses, é assim que você perde jogos.
"Emocionalmente, sinto que estávamos bem, obviamente, em cada jogo, para roubar uma vitória. Mas ao mesmo tempo, não estávamos e é por isso que perdemos a série. Dói obviamente. Sendo o competidor que sou, o competidor que você é, você esteve em múltiplas séries em sua carreira também. Mas cara, sinto que algumas jogadas aqui e ali, poderíamos ter vencido a série. Mas o melhor time venceu, com certeza. Dê crédito onde o crédito é devido."
Lakers teve muitos problemas para terminar os jogos
A incapacidade do Lakers de fechar os jogos contra o Nuggets, se torna ainda mais angustiante vendo as dificuldades do time de Denver na segunda rodada contra o Minnesota Timberwolves. Denver está perdendo a série por 2-0 e foi mantido abaixo de 100 pontos em ambos os jogos até agora, parecendo muito aquém do time que venceu o título da NBA no ano passado.
LeBron fez sua parte na série Lakers-Nuggets, com médias de 27,8 pontos, 8,8 assistências e 6,8 rebotes, enquanto converteu 56,6% dos arremessos de quadra e 38,5% dos arremessos de 3 pontos. Mas um grande problema ofensivo para o Lakers foi D'Angelo Russell, que jogou de acordo com seus padrões em apenas um ou dois jogos, além da produção do banco de reservas.
O verdadeiro teste nos playoffs é como um time se sai no segundo tempo de um jogo, especialmente no quarto período, e o Lakers falhou nesse teste. Algumas mudanças no elenco e a contratação certa do treinador serão necessárias para que o time tenha chance de título novamente na próxima temporada.