02 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
A offseason começou para o Lakers.
O time foi eliminado dos playoffs da NBA de 2024 na última segunda, quando mesmo com muita luta, perdeu para o Denver Nuggets no Jogo 5 de sua série de playoffs da primeira rodada.
Foi a segunda vez em suas seis temporadas com LeBron James, que o time saiu na primeira rodada dos playoffs. Em outras duas ocasiões durante esse período, o time nem mesmo conseguiu chegar a pós-temporada.
Por essa razão e outras, esta offseason será muito importante para a franquia.
Na verdade, e parece que é assim que todas as temporadas recentes têm terminado para o Lakers, um final decepcionante, seguido por uma offseason crucial. Mas desta vez, essa será realmente uma que moldará pelo menos os próximos anos para a franquia.
Lakers pode ter um elenco muito diferente na próxima temporada
Apesar das aparências, o Lakers não está longe de ser um time com potencial de título, pelo menos no papel. O problema é que vários de seus jogadores chave podem sair nesta offseason, começando por LeBron.
Ele pode recusar sua opção de jogador para a próxima temporada e se tornar um agente livre. Embora pareça provável que isso aconteça, não parece extremamente provável que ele deixe o Lakers.
Por outro lado, nunca se sabe o que esperar de LeBron. Ele sempre parece planejar secretamente sua próxima jogada na NBA anos antes e sempre é discreto sobre seus planos.
Outros jogadores tem a opção de testar o mercado
Além disso, o armador titular D'Angelo Russell, o ala Cam Reddish e os pivôs Christian Wood e Jaxson Hayes têm opções que podem recusar para se tornarem agentes livres nesta offseason. Taurean Prince e Spencer Dinwiddie se tornarão agentes livres também.
Se LeBron ficar, a janela de título da equipe permanecerá aberta, pelo menos por enquanto. Mas o Lakers precisa de pelo menos uma melhoria moderada para realmente estar na discussão pelo Troféu Larry O'Brien do próximo ano.
Tem se falado muito que o armador do Atlanta Hawks, Trae Young, e o dinâmico armador do Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell, poderiam ser alvos principais de trocas para o Lakers nesta offseason. O problema é que qualquer um deles custaria muito, incluindo bastante capital de draft. Além disso, adquirir qualquer um deles tornaria o Lakers um time muito dependente de poucos jogadores, com pouco ou nenhum espaço no teto salarial para contratar talentos suficientes de apoio.
Por outro lado, algumas manobras do gerente geral Rob Pelinka ainda poderiam resultar em um elenco profundo em torno de LeBron, Davis e alguém como Young ou Mitchell. Tal elenco poderia acabar sendo considerado um dos favoritos ao título quando a próxima temporada começar.
O Lakers pode entrar em modo de reconstrução?
Um outro ponto que temos que considerar, é que se LeBron decidir levar seus talentos para outro lugar, o Lakers entrará no modo de reconstrução.
Muitos acreditam que levaria apenas alguns anos para a diretoria conseguir alguém como Anthony Edwards, Luka Doncic ou até mesmo Victor Wembanyama. Embora isso possa estar dentro da realidade, a mudança no cenário da NBA tornou ainda mais difícil para uma equipe conseguir esse tipo de talento, muito menos construir um time campeão em torno de tal jogador.
O Lakers poderia facilmente passar décadas antes de conseguir seu próximo astro depois que LeBron sair.
Antes de qualquer coisa, há a questão do sofrido técnico Darvin Ham, cujo emprego está supostamente em perigo depois que sua equipe venceu apenas 47 jogos da temporada regular, apesar de ter um dos elencos mais talentosos da NBA.
O Lakers demitirá Ham, sabendo que, pelo menos agora, pode não haver alguém melhor que queira o emprego, ou vai manter o técnico por perto, mesmo que múltiplos relatos tenham sugerido que seus jogadores não confiam ou respeitam ele o suficiente?
A offseason nunca foi fácil para a diretoria do Lakers. Um movimento errado ou infeliz poderia resultar em um time sem chances de ganhar outro título da NBA por muitos anos.
Ao mesmo tempo, se Pelinka realizar um trabalho exemplar, pode deixar esse time a caminho do título de número 18 neste no próximo ano.