15 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
Depois de decidir ter uma offseason sem grandes movimentos no ano passado, o Lakers está preparado para fazer grandes mudanças este ano. A equipe se despediu do técnico Darvin Ham e parece estar pronta para explorar o mercado.
Um nome que tem sido ligado ao Lakers é o do armador do Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell. Ele ainda tem dois anos de contrato, mas possui uma opção de jogador, o que pode torná-lo um agente livre em 2025. O Cavaliers pode decidir trocá-lo nesta offseason antes que ele possa sair sem custo na free agency.
O Lakers deve estar entre as equipes interessadas, mas não será barato adquirir o jogador. Andy Bailey, do Bleacher Report, sugeriu uma troca que enviaria Austin Reaves, Rui Hachimura, Jalen Hood-Schifino, uma escolha de primeira rodada de 2029, uma troca de escolhas de primeira rodada de 2030 e uma escolha de primeira rodada de 2031 para Cleveland em troca de Mitchell.
"Se o desejo de Mitchell por um grande mercado suprimir um pouco seu valor, a capacidade do Lakers de enviar várias escolhas, dois jogadores que podem ajudar imediatamente e um prospecto é pelo menos intrigante", escreveu Bailey em uma coluna em 15 de maio.
"E embora perder Mitchell provavelmente signifique que Cleveland estaria dando um meio passo para longe da disputa de um título, há uma chance de que essa troca possa trazer um pouco mais de equilíbrio para o elenco. O backcourt não seria tão pequeno com Reaves, e Hachimura poderia fornecer um pouco de espaçamento para um frontcourt que precisa desesperadamente disso."
Essa troca vale a pena para o Lakers?
A troca sugerida por Bailey certamente seria um grande custo para o Lakers. Ceder tantas escolhas de primeira rodada futuras é um grande risco. Mitchell estaria na casa dos 30 anos quando o Lakers realmente desse uma escolha de primeira rodada para o Cavaliers, e Anthony Davis estaria rumando para o final de sua carreira.
Isso seria um verdadeiro movimento de tudo ou nada para o Lakers. O time teria flexibilidade futura limitada e poucas vias para reconstruir se a equipe não for boa. Dito isso, um trio de Davis, Mitchell e LeBron James poderia ser muito atraente. A capacidade comprovada de pontuação de Mitchell tiraria muita pressão da velha dupla do Lakers. Além disso, ele ainda tem apenas 27 anos e poderia ser um bom companheiro para Davis quando James se aposentar.
Se o Lakers vai hipotecar seu futuro, Mitchell é uma das melhores opções.
Seria uma boa para Donovan Mitchell ir para o Lakers?
O Lakers nem pode considerar trocar tantos ativos por Mitchell se ele não tiver interesse de longo prazo em Los Angeles. Muito se falou sobre como o armador é natural de Nova York e como ele pode querer jogar pelo New York Knicks.
Isso é sempre uma possibilidade, mas o Knicks pode não ter tanto interesse. O time já têm um armador consolidado em Jalen Brunson, cujo conjunto de habilidades é semelhante ao de Mitchell. Faria mais sentido para eles tentarem adicionar um melhor jogador em outra posição. Se Mitchell não quiser ficar em Cleveland, o Lakers faz muito sentido para ele. Ele iria para um grande mercado e jogaria com dois dos melhores jogadores da NBA.
Quem sabe...