16 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
O próximo passo no processo de offseason para o Lakers será encontrar seu novo técnico. Após dispensar Darvin Ham e toda a sua equipe, a organização está fazendo a devida diligência para contratar o candidato que consideram mais adequado para liderar o grupo.
A escolha do novo técnico desempenhará um papel importante no que o Lakers pode alcançar no futuro, bem como potencialmente influenciará o final da carreira de LeBron James. Segundo um relatório do insider da NBA Shams Charania, os principais alvos do Lakers neste momento são Sam Cassell, JJ Redick e James Borrego.
Agora, um desses candidatos é claramente muito diferente dos demais. Enquanto Cassell tem sido assistente técnico por 15 anos e Borrego tem mais de duas décadas de experiência em treinamento, Redick não tem nenhuma experiência na posição.
No entanto, a conexão muito óbvia de Redick com o Lakers é através de LeBron James. Recentemente, os dois se uniram para criar o podcast "Mind The Game". Eles claramente formaram algum nível de vínculo por meio dessa experiência, e muitos estão se perguntando se LeBron agora está pressionando para que a equipe contrate seu amigo como o novo técnico do time.
Ouvir LeBron já prejudicou o Lakers antes
Claro, Redick é uma mente de basquete extremamente treinada e analítica. Ele claramente sabe muito sobre táticas de jogo e o dia-a-dia de uma equipe da NBA, tendo jogado 15 temporadas na liga. Mas o fato de ele nunca ter sido treinador ainda o torna um candidato instável na melhor das hipóteses para uma posição tão importante.
Se LeBron realmente pressionar a diretoria para que Redick seja o técnico do Lakers, a organização deve proceder com cautela e ser muito cuidadosa na tomada de decisões. A gestão obviamente quer manter um dos seus melhores jogadores felizes, mas deve ter cuidado para não simplesmente satisfazer todos os seus desejos. Fazer isso no passado levou a mais problemas do que soluções para o Lakers.
Russell Westbrook foi um exemplo que deu errado
Foi o desejo de LeBron que a equipe se esforçasse para contratar Russell Westbrook em 2021, e isso obviamente se tornou um dos maiores desastres recentes da história da franquia. LeBron, é claro, tem muitos amigos no liga, mas isso nem sempre leva a ele tomar as decisões inteligentes.
Com tudo isso em mente, o Lakers cometeria um erro ao entregar o cargo de treinador principal a JJ Redick simplesmente por recomendação de LeBron. Em algum momento, a diretoria pode precisar assumir a liderança e deixar claro que, embora a opinião de LeBron seja apreciada, eles não podem simplesmente deixar que ele tome todas as decisões importantes.