26 de Maio de 2024 postado por Renato Campos
Na quarta-feira, a NBA anunciou seus times All-NBA para esta temporada. LeBron James foi votado para o Terceiro Time All-NBA, juntamente com Devin Booker, Stephen Curry, Tyrese Haliburton e Domantas Sabonis.
Se não analisarmos os demais times, parece uma excelente conquista e uma escolha apropriada. Esta foi a 20ª vez que James foi escolhido para um time All-NBA, e próximo de completar 40 anos de idade, ele agora é o jogador mais velho a receber essa honra.
Mas uma análise mais detalhada revela algo que alguns podem considerar uma injustiça.
O Segundo Time All-NBA de 2023-24 foi formado como companheiro de equipe de LeBron no Lakers, Anthony Davis, Jalen Brunson, Kevin Durant, Anthony Edwards e Kawhi Leonard.
Isso mesmo. Kawhi Leonard foi nomeado para um time All-NBA acima de LeBron, e isso pode ser discutido com bastante pontos positivos em relação ao jogador do Lakers.
Não é que Leonard não mereça estar lá, mas LeBron foi melhor que ele nesta temporada. Leonard é um excelente jogador e, embora já tenha vivido dias melhores, é claramente um defensor melhor do que LeBron. Ele também teve uma excelente taxa de acerto de 88,5% nos lances livres, enquanto James fez 75,0%.
Mas esses foram os únicos aspectos do jogo em que Leonard foi superior a LeBron nesta temporada.
Vamos aos pontos a favor de LeBron James...
LeBron teve uma média de mais pontos por jogo (25,7) do que Leonard (23,7), e sua porcentagem de acerto foi de 54,0%, superior à marca de Leonard de 52,5%. Leonard teve uma taxa de acerto de 41,7% em arremessos de três pontos, em comparação com 41,0% para James, mas essa é uma diferença insignificante.
LeBron também teve uma média de 1,2 rebotes a mais por partida do que Leonard, e houve uma categoria em particular em que ele foi muito melhor do que o jogador do Clippers. Ele distribuiu 8,3 assistências por jogo, seu maior número nesse quesito desde a temporada 2019-20, enquanto Leonard teve apenas 3,6 assistências por jogo.
Na verdade, o recorde de Leonard nessa categoria (5,2 por jogo na temporada 2020-21) ainda é menor do que o mínimo da carreira de LeBron (5,9 por jogo como novato).
Além disso, há o fator saúde. Ambos os jogadores têm sido propensos a lesões nos últimos anos, e LeBron esteve em 71 jogos nesta temporada regular, em comparação com 68 de Leonard. Mas nos playoffs, Leonard perdeu quatro dos seis jogos da série de primeira rodada do Clippers contra o Dallas Mavericks devido à inflamação no joelho, após ter ficado de fora dos últimos oito jogos da temporada regular com o mesmo problema.
Nos dois jogos da pós-temporada em que ele esteve presente, Leonard somou apenas 24 pontos no total. Foi a quarta pós-temporada consecutiva em que ele perdeu pelo menos três jogos.
LeBron, por outro lado, jogou em todos os cinco jogos da série de primeira rodada entre o Lakers e o Nuggets. Na série, ele continuou seu excelente desempenho ao marcar 27,8 pontos com 56,6% de acerto geral e 38,5% de três pontos, 8,8 assistências e 6,8 rebotes por jogo.
Mesmo depois de todos esses anos e 17 aparições nos playoffs, ele nunca ficou ausente de um único jogo de pós-temporada.
Os confrontos diretos também favorecem LeBron James
As estatísticas de confrontos diretos deste ano também favorecem LeBron. Ele registrou 31,3 pontos, 8,7 rebotes e 7,3 assistências por jogo, enquanto acertou 62,7% dos arremessos no geral e 52,2% de três pontos (ele perdeu um dos quatro confrontos entre o Lakers e Clippers nesta temporada). Leonard, por sua vez, teve médias de 26,0 pontos, 8,0 rebotes e 5,8 assistências, acertando 53,8% de suas tentativas de arremesso e 40,0% de três pontos.
O Lakers venceu sua série de temporada contra o Clippers por 3-1, e a única derrota ocorreu quando LeBron ficou de fora do jogo de janeiro entre as duas equipes.
Apesar de tudo isso a favor de LeBron, na votação para os times All-NBA, ele acabou recebendo 164 pontos contra 242 pontos de Leonard.
Justo? Qual a sua opinião? Conta pra gente!