30 de Junho de 2024 postado por Antonio Collar
O domingo (30) marcará a abertura oficial da agência livre da NBA, a janela de transferências da liga. A partir das 18h de Nova York (19h de Brasília), as equipes estão livres para oficializar negócios para a temporada 2023-2024.
No caso dos Lakers, o primeiro movimento deve ser a extensão de LeBron James. Caso o camisa 23 tivesse aceitado sua Player Option, a renovação já teria sido concluída. Como a expectativa é de que ele renove por um contrato menor, franquia e jogador precisam esperar até o início desta noite.
Segundo informações da imprensa dos Estados Unidos, a ideia é que LeBron James renove com os Lakers por um salário menor. Rich Paul, agente de James, teria dito que o quatro vezes campeão está disposto a reduzir seu salário para facilitar a busca por outros reforços que possam impactar na disputa pelo título.
Confira 5 agentes livres que o Lakers poderia contratar
1. DeMar DeRozan
Estatísticas em 2024: 24.0 pontos, 4.3 rebotes, 5.3 assistências
DeRozan é um scorer experiente e versátil que pode ajudar a aliviar a carga ofensiva de LeBron James e Anthony Davis. Ele tem habilidades de criação de jogadas e pode marcar eficientemente tanto no perímetro quanto no meio do garrafão.
Sua capacidade de criar seu próprio arremesso e atacar o aro poderia ser crucial em momentos decisivos, oferecendo uma opção confiável de pontuação. Embora não tenha o arremesso de 3 pontos como uma de suas características mais fortes, segue sendo letal de média distância. Em 2023-24, o veterano liderou a NBA em minutos em quadra, o que mostra que fisicamente ele segue em alta.
2. James Harden
Estatísticas em 2024: 16.6 pontos, 5.1 rebotes, 8.5 assistências
Harden segue sendo um dos melhores jogadores de perímetro da liga, conhecido por sua habilidade de pontuação e criação de jogadas. Sua capacidade de atrair faltas e pontuar tanto de dentro quanto de fora da linha de três pontos o torna uma ameaça constante.
Ele pode ser um excelente complemento para LeBron James, sendo um playmaker elite e alguém que pode assumir a responsabilidade de liderar o ataque quando necessário.
3. Kentavious Caldwell-Pope
Estatísticas em 2024: 10.1 pontos, 2.4 rebotes, 2.4 assistências
Os Lakers nunca conseguiram encontrar o substituto de KCP, campeão por LA em 2020. Sua habilidade defensiva e arremesso de três pontos são valiosas para espaçar a quadra, como ele mostrou também com a camisa do Denver Nuggets, onde conquistou seu segundo anel em 2022. Ele também tem mostrado capacidade de defender múltiplas posições, característica crucial e que os Lakers sentiram falta nos Playoffs deste ano.
4. Klay Thompson
Estatísticas em 2024: 17.9 pontos, 3.3 rebotes, 2.3 assistências
Thompson já não é mais um dos nomes mais quentes da liga, mas segue sendo um dos melhores arremessadores de três pontos da história da NBA. Como defensor, segue sendo bastante útil. Sua presença no perímetro não só abriria espaço para LeBron e Davis operarem no garrafão, mas também adicionaria uma ameaça constante de pontuação.
Depois de 13 anos com o Golden State Warriors, a tendência é de que Klay busque continuidade fora de San Francisco. Apesar de ter terminado a última temporada em baixa, inclusive começando alguns jogos no banco de reservas, teve 38.7% de aproveitamento nas bolas triplas.
5. Jonas Valanciunas
Estatísticas em 2024: 12.2 pontos, 8.8 rebotes, 2.1 assistências
Valanciunas é um pivô sólido que pode contribuir com rebotes, pontuação no garrafão e presença física dentro da área pintada. Ele pode ser uma opção confiável para complementar o jogo de pick-and-roll com LeBron, além de poder aliviar bastante a carga de Davis.
Sua habilidade de espaçar o garrafão com arremessos de média distância também seria útil, especialmente se o time enfrentar defesas que tentam congestionar o setor.