27 de Junho de 2024 postado por Antonio Collar
Desde que o nome de JJ Redick foi especulado como possível novo treinador dos Lakers, a falta de experiência do agora técnico tomou lugar nos debates. Com uma carreira de 15 anos como jogador profissional, Redick assume em Los Angeles o seu primeiro desafio como técnico.
"Eu nunca treinei na NBA antes, não sei se vocês ficaram sabendo disso", brincou em sua entrevista coletiva de apresentação na última segunda-feira (24).
Conhecido pela sua paixão pelas questões táticas do jogo, JJ vinha fazendo carreira como analista. Seu elogiado trabalho à frente do podcast The Old Man and the Three abriu caminho para que se tornasse um dos principais comentaristas da ESPN, além, é claro, de um novo podcast: Mind the Game, com LeBron James.
Além disso, o ex-atleta já havia sido especulado em outras franquias. No ano passado, chegou a ser entrevistado para o cargo de técnico do Toronto Raptors, que acabou ficando com o sérvio Darko Rajakovic.
Mas, afinal, a falta de experiência de JJ Redick pode ser um problema para os Lakers na briga pelo título? O passado nos diz que não. Ao todo, cinco técnicos novatos conseguiram conquistar o troféu logo ano ano de estreia. Dois deles com as cores de Los Angeles.
Técnicos novatos que foram campeões da NBA:
1. Paul Westhead (Los Angeles Lakers, 1980)
Paul Westhead foi contratado como técnico assistente dos Los Angeles Lakers na temporada de 1979-1980. Porém, após apenas 14 jogos, o treinador principal Jack McKinney sofreu um grave acidente de bicicleta e ficou incapacitado de continuar na temporada. Westhead foi então promovido a técnico principal. Sob seu comando, os Lakers conseguiram um recorde de 50-18 na temporada regular. Na final, os Lakers enfrentaram o Philadelphia 76ers, liderados por Julius Erving. Los Angeles venceu a série por 4-2, conquistando o título da NBA.
2. Pat Riley, Los Angeles Lakers (1982)
Auxiliar de Paul Westhead, Pat Riley começou como treinador principal dos Los Angeles Lakers na temporada 1981-1982. O campeão de 1980 foi demitido após 11 jogos na temporada de 82, e Riley guiou o time à segunda melhor campanha do Oeste. Na decisão, enfrentaram novamente o Philadelphia 76ers e venceram a série por 4-2, conquistando o campeonato da NBA em 1982. Foi o primeiro título de Pat Riley, que deixaria Los Angeles com quatro anéis.
3. Steve Kerr (Golden State Warriors, 2015)
Steve Kerr foi contratado como técnico principal do Golden State Warriors antes da temporada 2014-2015. Kerr era um novato como técnico na NBA, mas trouxe consigo uma vasta experiência como jogador e também como executivo e comentarista esportivo, algo parecido com Redick. Kerr herdou uma equipe talentosa, liderada por Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Na temporada regular, os Warriors tiveram o melhor recorde da liga, com 67 vitórias e 15 derrotas. Na série pelo título, superaram o Cleveland Cavaliers de LeBron James após seis partidas.
4. Tyronn Lue, Cleveland Cavaliers (2016)
Assim como Riley, Tyronn Lue assumiu como treinador principal do Cleveland Cavaliers durante a temporada 2015-2016. Ele substituiu David Blatt, vice-campeão no ano anterior. Na Final da NBA de 2016, enfrentaram o poderoso Golden State Warriors, que havia estabelecido um recorde de 73 vitórias na temporada regular. No entanto, os Cavaliers, liderados por LeBron James e Kyrie Irving conquistaram o título em uma série histórica, vencendo por 4-3 e garantindo o primeiro campeonato da NBA para a cidade de Cleveland.
5. Nick Nurse, Toronto Raptors (2019)
Nick Nurse assumiu como técnico principal do Toronto Raptors na temporada 2018-2019, após a saída de Dwane Casey. Os Raptors terminaram a temporada regular como a segunda melhor equipe da Conferência Leste. Na Final da NBA de 2019, enfrentaram o Golden State Warriors. Os Raptors, liderados por Kawhi Leonard, venceram a série por 4-2, conquistando seu primeiro título da NBA na história da franquia.