Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    15 de Junho de 2024 postado por Renato Campos

    lebron_james_explica_porque_o_ataque_do_celtics_e_tao_mortal

    Mesmo que o Boston Celtics tenha sido dominado no Jogo 4 das Finais da NBA, por 122-84, o time ainda está a uma vitória de conquistar seu 18º campeonato. O que colocaria o time de Boston na frente do Lakers em títulos na liga.

    E sejamos juntos, o time deste ano do Celtics aparentemente tem sido um dos melhores que a NBA viu nos últimos anos, pelo menos estatisticamente. Durante a temporada regular, o time ficou em segundo lugar em pontos por jogo, porcentagem de arremessos de três pontos e classificação defensiva, enquanto terminou em primeiro em classificação ofensiva e tocos por jogo.

    LeBron James teve grandes duelos contra o Celtics durante grande parte de sua carreira, mas isso não o impediu de elogiar o time e explicar por que seu ataque é tão mortal, durante o último episódio de seu podcast "Mind the Game".

    “Acho que eles fazem isso com a qualidade de seus passes, o que muitas pessoas não dão crédito. Acho que a forma como infiltram com o drible e, uma vez que veem a defesa começar a rodar, eles fazem isso com o passe.

    "Para ser honesto, ao longo de um jogo de 48 minutos, eles realmente só têm dois jogadores que fazem jogadas isoladas, que são Jayson Tatum e Jaylen Brown. Obviamente, Payton Pritchard tem a capacidade de jogar um pouco isolado também, mas eles só têm dois jogadores que realmente fazem esse trabalho. O resto desses caras se movem com o passe. Eles se movem com a defesa girando. Eles se garantem com esses dois grandes alas, Jayson e Jaylen, e agora é quando o restante realmente entra em ação. É quando Derrick White está jogando em um closeout, é quando Jrue Holiday está jogando em um closeout, é quando Payton Pritchard está jogando em um closeout. Al Horford está jogando em um closeout.

    "E eu acho que eles não recebem crédito suficiente pela movimentação da bola quando estão dirigindo indo para o ataque, fazendo a defesa rodar. Esse é o superpoder deles. Uma vez que a bola começa a girar e eles têm cinco caras ao redor do perímetro que podem todos arremessar de três... todos eles arremessando acima de 30%, alguns deles nos 40%, mas eu acho que eles não recebem crédito suficiente pela forma como jogam com o passe e a movimentação.”

    Celtics tem tido sucesso com um ataque diversificado

    Como LeBron mencionou, o Celtics teve sucesso jogando no esquema "cinco abertos" no ataque, e o time é capaz de fazer isso porque seus seis melhores jogadores são todos ameaças legítimas de três pontos. Esquemas de ataque com "cinco abertos" foram comuns pela NBA nos últimos anos, e o Celtics é o time mais recente a utilizar esse esquema em alto nível.

    Isso também é um lembrete para o Lakers de que o time não precisa apenas ser um time eficiente de arremessos de três pontos, mas sim, que precisa ter mais ameaças de alto nível de três pontos e aumentar seu volume de tentativas e acertos.

    Embora o Celtics tenha esfriado de longa distância em alguns momentos durante as finais até agora, seu volume de tentativas tornou difícil para o Mavericks igualar o ataque em arremessos de três pontos. É exatamente o mesmo problema que o Lakers teve em vários pontos desta temporada.

    Segue o jogo...

    Fala aí!